Mais quatro títulos: Departamento de Esportes obtém mais conquistas nas modalidades de vôlei, handebol, futsal e basquete

Publicado em 22 de setembro de 2022 às 18:23
Categorias: , ,

Meninas do vôlei são campeãs pela primeira vez!

Do primeiro título é difícil de se esquecer! No dia 3 de setembro, aqui no ginásio do Colégio, a equipe dantiana feminina de vôlei sub-12 não perdeu a oportunidade de ganhar mais um troféu do Torneio Dante para a prateleira do Departamento de Esportes!

Essa foi a primeira conquista da equipe em 2022 e com a treinadora Gabriella Sabino Gama como professora de vôlei do Colégio!

O torneio era triangular, disputado em melhor de três sets, sendo os sets de 21 pontos. Os colégios participantes eram: Escola Pinheiro, Colégio Dante e Colégio Rainha da Paz. O primeiro jogo do dia foi entre o Dante e o Rainha da Paz. Apesar do nervosismo, as dantianas venceram a partida pelo placar de 2 sets a 0.

O segundo jogo do dia foi entre o Rainha da Paz e a Escola Pinheiro, e o Rainha da Paz ganhou a disputa por 2 sets a 1.

O último jogo do dia foi o que definiu o campeão. Se ganhasse o jogo, o Dante levava o troféu, mas, se o Colégio perdesse a partida, o campeonato seria decidido pelos critérios de desempate. Dito e feito! Com muito esforço e concentração, a equipe dantiana fez bonito e deixou o troféu em casa, vencendo a partida pelo placar de 2 sets a 1.

O jogo só acaba quando termina

“No começo elas estavam bem nervosas, mas eu disse a elas para apenas colocarem em prática o que era feito nos treinos que as coisas naturalmente aconteceriam. O fator união foi bem decisivo para os jogos, uma sempre apoiava a outra e elas lutavam a cada bola. Temos uma filosofia que é: ‘o jogo só acaba quando termina’. E o que vi em quadra foi exatamente isso. Elas chegaram a reverter uma diferença de oito pontos”, conta a treinadora Gabriella Gama.

A equipe, que treina junta desde fevereiro, é composta por alunas que estão no 6º e 7º ano do Ensino Fundamental. E, apesar de pouco tempo de trabalho, a equipe demonstra maturidade.

“Nós nos esforçamos muito para conseguir os resultados. Todas foram muito importantes: quem estava em quadra se dedicava 100% e quem estava no banco estava sempre torcendo e apoiando. A professora sempre sabia quem colocar e dava as orientações certas para sairmos vitoriosas. A equipe ficou muito feliz com o título”, revela a jogadora Antônia Estelles de Paula Leite, aluna do 6º J.

As campeãs:

Ana Júlia Nascimento Berreta (6º G); Antônia Estelles de Paula Leite (6º J); Dafne Menezes da Silva (7º G); Giulia Stein Mansani Queda (6º A); Helena Pupo Mastrorosa (6º E); Julia Yumi Yokoyama Palladino (7º H); Lara Dagios Tomezzoli (7º I); Lara Pianezzola Fernandes da Silva (7º E); Loreni Trufelli Fameli (6º D); Luiza Ruocco Antunes (7º D); Manuela Barretto Arnaez (6º G); Marcella Quintino dos Santos (6º K).

Equipe feminina de handebol não cansa de ser campeã!

No dia 31 de agosto, a equipe feminina de handebol voltou a vencer o Torneio Dante, agora disputado na categoria sub-16, aqui no Colégio. Praticamente todas as jogadoras da equipe sub-16 também fazem parte do time sub-18, que, desde maio, já venceu outras três competições: Torneio Dante sub-18, XXIV Oliglória e Torneio Aberto Mack Esporte.

O torneio foi disputado no formato triangular, entre as representantes do Colégio Dante, da Escola Nossa Senhora das Graças – Gracinha e da Escola Pinheiro.

O primeiro jogo da competição foi entre o Gracinha e a Escola Pinheiro, e o vencedor foi o Gracinha, que ganhou a partida por 17 a 13.

A segunda disputa do dia, e o primeiro jogo das dantianas, foi contra a Escola Pinheiro, e com uma certa tranquilidade nossas meninas ganharam a partida por 15 a 3.

O terceiro e último jogo do torneio foi entre as equipes vencedoras dos últimos jogos: Colégio Dante e o Gracinha. O resultado confirmou a qualidade da equipe dantiana, que, mesmo jogando desfalcada, venceu a partida por 21 a 11.

“Apesar das lesões decorrentes da grande quantidade de jogos, as meninas estão conseguindo manter uma regularidade. Elas não treinaram na semana anterior e muitas não estavam 100% e tiveram que jogar no sacrifício. O que eu posso ressaltar é a força do grupo das meninas, porque, embora muitas estejam machucadas, as que entraram conseguiram dar conta do recado e mantiveram o nível da equipe”, avalia o treinador João Rafael Ranieri.

Predomínio do espírito de equipe

Para a meia-direita Sofia Tommasini Coelho, da 2ª série A, o espírito de equipe é a característica principal do time: “Nós nos divertimos bastante nos treinos e somos muito amigas. Temos uma regra: ‘o que acontece em quadra fica em quadra’. Então, quando é necessário, nós mesmas nos corrigimos e nos criticamos construtivamente. No final a amizade sempre prevalece”.

“Essas meninas estão evoluindo muito como equipe. O difícil não é chegar, o difícil é manter, porque agora elas se tornaram referência e todos os times querem ganhar delas de qualquer jeito. Seus pontos fracos começaram a ser analisados pelos adversários. No geral acho que a grande superação do torneio foi a física e a mental”, projeta o treinador.

Vale ressaltar que a equipe dantiana ainda lidera a classificação geral da Copa Diggio e a Copa Kairós, que logo mais se encaminhará para a fase mata-mata. “Estamos bem entusiasmadas e confiantes para as duas competições. Nosso time tem muitos aspectos positivos, mas acho que precisamos melhorar tecnicamente em alguns pontos e para isso precisamos de mais comunicação e comprometimento nos treinos”, completa Sofia.

Por fim, a central Luísa Cacace Duarte, da 2ª série B, afirma que o fator “casa” foi importante para a vitória. “Nós já havíamos jogado em outra ocasião contra o Gracinha e

havíamos perdido, então no começo da final estávamos um pouco nervosas, mas isso foi melhorando muito por conta de estarmos jogando em casa. É mais confortável jogar no Dante e poder contar com o apoio da arquibancada: as outras equipes não trazem tanta torcida e em alguns momentos do jogo, como nos sete metros, os gritos de incentivo são essenciais”, frisa a aluna.

As campeãs:

Ana Paula Bonny Giuzio Doria de Barros (2ª C); Anna Mendes Civitella (3ª A); Beatriz Moraes Cioffi (3ª A); Carolina Mouaccad (1ª G); Gabriella Viertler Jorge (9º E); Gaia Mazzer (2ª H); Giulia Vitali Francisco (1ª B); Giuliana Borriello Marino (3ª A); Isabella Cipolla Petri (1ª C); Laura Auricchio Silva (2ª E); Luísa Cacace Duarte (2ª B); Maria Eduarda Ghidelli Pico (1ª I); Sofia Tommasini Coelho (2ª A).

Futsal masculino conquista primeiro título sub-12!

A equipe masculina de futsal sub-12 trouxe mais um Torneio Dante para o Departamento de Esportes. A competição foi disputada no formato quadrangular, entre os representantes do Colégio Dante, Colégio Franciscano São Miguel Arcanjo – Samiar, Escola Móbile e Escola Nossa Senhora das Graças – Gracinha.

O primeiro jogo da competição foi realizado no dia 23 de agosto aqui mesmo no Colégio, entre o Dante e o Gracinha, e o placar final foi de 8 a 3 para nós, os donos da casa. Já a segunda partida do dia foi entre o Móbile e o Samiar, e o resultado foi 5 a 2 para o Móbile.

O terceiro jogo da competição e o segundo dos dantianos aconteceu no dia 25 de agosto, e o adversário foi o Samiar. Com certa facilidade, os meninos da casa venceram a partida por 6 a 1, carimbando a vaga para a final. Para decidir o oponente do Dante na grande decisão, o Móbile enfrentou o Gracinha e ganhou o jogo por 8 a 0. Final: Dante contra Móbile.

O último jogo do torneio aconteceu no dia 2 de setembro, com emoção até o fim. Foi uma partida dramática e difícil, com quatro gols para cada lado. O Dante vencia o jogo por 3 a 1, porém deixou o Móbile empatar e virar o jogo nos 40 segundos finais. Na raça, os dantianos buscaram o empate nos últimos 14 segundos, levando o jogo para os pênaltis. Nas penalidades, o Dante venceu o Móbile por 3 a 1 e se consagrou campeão do Torneio Dante.

“É uma equipe nova, que ainda está em formação, por isso a vitória até nos surpreendeu. Foi muito gratificante eles terem ido atrás do resultado nos segundos restantes da partida. No geral são garotos empenhados, dedicados e com bastante comprometimento nos treinos: eles são bons no ‘um contra um’, e no jogo as qualidades individuais acabaram se sobressaindo, o que nos deu o título”, avalia o treinador Eduardo Sedano.

Para o dantiano Maurício Kock de Assis, do 7º J, que atua como fixo, a união e o entrosamento do time são as principais qualidades do grupo: “Foi bem importante jogar com o apoio da torcida, isso nos deu confiança. Todos nós somos bem unidos, quando alguém faz um gol todo mundo comemora, e o banco de reservas está sempre apoiando o time em quadra. Outro aspecto é o entrosamento, conhecemos as nossas características e ter pensamentos rápidos durante o jogo é fundamental para o desempenho em quadra. Defender o Dante é sempre um prazer”.

Os campeões:

Antonio Thompson Marini (6º E); Bruno Berti Messias (6º L); Bruno Sartorio Papa (6º H); Felipe Negrini Fagundes (6º L); Lucas Scomparin Fontes (6º K); Lucca Vasconcelos Marangon (G) (6º L); Luigi Abla Scala (6º F); Maurício David Nascimento Kock de Assis (7º J); Pedro Cardoso de Menezes Gorgulho Zanet (6º E); Pedro Cruz Braga Cavalcanti (7º F); Pedro Henrique Schimidt Baracioli (G) (6º B); Ricardo Adjamian Lico (6º H).

Torneio Dante sub-12 de basquete masculino fica em casa!

No dia 27 de agosto, a equipe masculina sub-12 de basquete venceu o Torneio Dante! A competição foi disputada no formato quadrangular, e os colégios participantes eram: Colégio Albert Sabin, Colégio Dante, Escola Móbile e Escola Pinheiro.

O primeiro jogo do torneio foi entre o Dante e o Móbile, e, com segurança, os dantianos saíram de quadra com a vitória pelo placar de 25 a 12, garantindo a vaga para a final. A segunda partida foi disputada entre o Albert Sabin e a Escola Pinheiro, e o resultado foi 26 a 12 para o Sabin, que, assim como o Dante, também carimbou a vaga para a decisão.

O terceiro jogo do dia, para decidir o 3º e o 4º lugar, foi entre o Móbile e a Escola Pinheiro, e o Móbile saiu de quadra com a vitória pelo placar de 38 a 0, assegurando o 3º lugar no pódio da competição. O último jogo do torneio foi entre os vencedores dos primeiros jogos: Dante e Albert Sabin, e os dantianos mantiveram a regularidade vencendo a partida – e consequentemente o torneio – por 28 a 11.

“Houve um momento na final que abrimos 16 a 1, então envolvemos bastante nosso adversário. No jogo pudemos aplicar algumas jogadas trabalhadas nos treinos, de modo que foram duas ótimas partidas para ver o esforço dos treinamentos dando resultados. É uma equipe que está sendo lapidada e que ainda vai dar muitos frutos futuros”, projeta o treinador Eduardo de Angelis.

Para o ala esquerdo Felipe Brigido, do 6º H, o foco, a união e a técnica foram fundamentais para superar as dificuldades: “Os jogos de certa forma foram complicados e exigiram de nós muita qualidade, concentração e dedicação. O ponto forte do time é que somos todos bastante competitivos, então queremos sempre ganhar. E trabalhamos bem em grupo. Estamos evoluindo como equipe, e eu, particularmente, desde aquele jogo melhorei minhas habilidades de marcação individual, então as expectativas para os próximos jogos estão positivas”.

Os campeões:

Alberto de Oliveira Pavan (7º I); Bernardo de Oliveira Pavan (6º I); Bruno Almeida Sacco (6º C); Felipe Soares Brigido (6º H); Gabriel Carvalhal Bernarde (7º C); Heitor Razaboni Faleiros Soares (6º M); Lucca Lira de Brito (6º H); Lucca Rollemberg Moreti (6º C); Mateus de Quadros Foroni (6º H); Pedro Henrique Schmidt Baracioli (6º B); Sidh Vijay Adwani Adwani (7º J).

, ,
Liceo Scientifico, opzione Scienze Applicate - Scuola Paritaria Italiana Cambridge - English Qualifications Mizzou - University of Missouri
error: Conteúdo protegido!!