Jovens da Acorde participam de aula de encerramento no Colégio

Publicado em 22 de novembro de 2012 às 19:27

O Colégio Dante Alighieri e a ONG Acorde encerraram, no dia 19 de novembro, as atividades pedagógicas que vinham desenvolvendo ao longo do ano. O encerramento se deu com uma aula realizada no ateliê de arte do edifício Ruy Barbosa, onde os alunos desenvolveram atividades, aprenderam e se divertiram.

A Acorde é uma entidade assistencial sem fins lucrativos, com sede no Jardim Tomé, na cidade de Embu. A iniciativa é fruto de uma parceria entre ela e o Colégio, que, logo no início do projeto, levou os alunos do Ensino Médio que iriam atuar como voluntários para visitar a entidade, conhecer as crianças e descobrir um pouco do dia a dia delas.

Desde o mês de março, os alunos da Acorde vinham ao Colégio às quintas-feiras para assistir a aulas de inglês e língua portuguesa, ministradas pelos voluntários com o auxílio das coordenadoras dos respectivos departamentos. Contavam, também, com o acompanhamento das coordenadoras dos departamentos de Arte e Tecnologia Educacional.

Na primeira visita ao Colégio, no começo do ano, os jovens da Acorde conheceram o parquinho, as quadras, o Museu de História Natural e as salas de Tecnologia Educacional (onde a maioria das aulas seriam dadas), entre outros locais.

Durante as aulas, os alunos da entidade dividiam-se em duas turmas e dedicavam-se a atividades de português e inglês, com o auxílio de materiais de artes e robótica. Além dos quatro departamentos responsáveis pelo projeto, outros também contribuíram, como o de Educação Física, que disponibilizou as quadras para que os alunos fizessem uma tarde de jogos.

Na aula de encerramento, cada aluno criou um quadro com desenhos que faziam referência ao Natal. Por fim, comeram bolo, se despediram e receberam um certificado de participação, assim como os voluntários. Também foi feita à Acorde uma entrega simbólica de livros, arrecadados com a venda de ingressos para o Dante Robotec.

“Já participei de outros trabalhos voluntários e o diferencial deste é que, além de ser divertido, visa ensinar os alunos da entidade”, disse a voluntária Raíssa Gascon, do 3º D. A aluna Raiana Alves, da Acorde,  também falou o que achou do projeto. “Foi bem legal porque aqui no Colégio tivemos uma reforçada no conteúdo que aprendemos lá no Embu”.

“Achei o projeto muito rico. Eles aprenderam bastante tanto em inglês quanto em português, e só de fazer todo esse percurso de vir para o Colégio já foi muito rico para eles”, disse Renata Pavone, educadora da Acorde.

“Foi bem produtivo para os dois lados. Aprendemos bastante com eles e foi muito gratificante trabalhar com o pessoal da Acorde”, disse a orientadora educacional Silvana Leporace.