Jardim faz estudos de meio sobre animais

Publicado em 25 de novembro de 2014 às 16:04

As salas do Jardim do Colégio Dante Alighieri realizaram três estudos de meio ao longo do segundo semestre de 2014 para trabalhar o tópico sobre animais. Além das visitas ao Zoológico de São Paulo, ao Aquário de São Paulo e à Cia dos Bichos, a iniciativa também envolveu a realização de atividades em classe.

Em agosto, as crianças do Jardim foram ao Zoológico de São Paulo, onde seguiram um roteiro adaptado especialmente para elas. “Na atividade, nós focamos nos animais que os alunos estudaram anteriormente em sala de aula. As crianças foram ao zoológico, viram os animais e constaram algumas informações. Na volta para a Escola, fizeram um registro do passeio (por meio de desenho, de um relato de escrita espontânea ou de um texto coletivo)”, explicou a professora Angela de Cillo Martins, coordenadora da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental I.

Entre o fim de setembro e o começo de outubro, a visita dos alunos foi ao Aquário de São Paulo. O local é dividido em quatro áreas: água doce (onde são abordados temas como poluição dos rios e espécies ameaçadas de extinção), ambiente marinho, dinossauros e paleontologia e, por fim, mamíferos. Os dantianos também realizaram uma atividade pedagógica após a excursão.

Depois de conhecerem os animais selvagens e os aquáticos, os estudantes foram, em novembro, à Cia dos Bichos, espaço que abriga animais geralmente criados em fazendas. “Os alunos passam o dia todo no local, andam de charrete, tiram leite de vaca e, com auxílio de monitores, entram em contato com diversos animais. Enfim, conhecem um pouco da vida rural”, afirmou a professora Angela.