Isaias Pessotti fala sobre suas obras às 1as séries do Ensino Médio

Publicado em 18 de junho de 2010 às 17:09

O Junho Literário trouxe ao Colégio o escritor Isaias Pessotti, que, em 1994, foi vencedor do Prêmio Jabuti e agraciado com o Livro do Ano pela Câmara Brasileira do Livro pela publicação de “Aqueles cães malditos de Arquelau”. O autor conversou sobre a obra premiada com as turmas das 1as séries do Ensino Médio na manhã de 17 de junho, quinta-feira, no auditório Guglielmo Raul Falzoni.

O livro retrata a vida de um grupo de pesquisadores na Milão dos anos 60 que, acompanhando o surgimento de um manuscrito do século XV em uma pequena vila do Piemonte, parte em busca de novos conhecimentos e acaba se aprofundando na obra de Eurípedes, o último dos expoentes da tragédia grega clássica, e sentindo na pele as emoções daquele que morreu destroçado pelos cães de caça do rei da Macedônia.

Isaias Pessotti lecionou psicologia na Universidade de São Paulo e tem cerca de 15 livros por ele publicados sobre distúrbios psicológicos e loucura, além dos romances “Aqueles cães malditos de Arquelau”, “O manuscrito de Mediavilla” e “A lua da verdade”. Em sua vinda ao Dante, o escritor aproveitou as experiências profissionais para auxiliar os primeiranistas a melhorar seus próprios textos.

“Projetamos nosso modo de ser até mesmo na maneira como desejamos ‘bom dia’. Não é possível separar a maneira como vemos o mundo daquilo que escrevemos”, comentou o escritor. “E sempre prefiram o verbo ao adjetivo. Um bom verbo é o suficiente para substituir quilos de adjetivos desnecessários”, emendou.

“Gostei muito da vinda do autor, foi bastante interessante”, comenta o aluno Johnny Tzu Sien Yu. “Ele falou bastante sobre as obras, debateu ideias e até revelou como a vontade de um desabafo gerou um grande livro”, finalizou o estudante.