Inteligência Artificial: professores do Dante discutem tema com alunos do Senac

Publicado em 5 de maio de 2023 às 10:43
Categorias:

O lançamento de versões aprimoradas de ferramentas munidas de inteligência artificial impulsionou nos últimos meses o debate sobre as implicações de seu uso no mundo do trabalho e da educação. Como no Dante o assunto não é novidade, a coordenadora de tecnologia educacional, professora Verônica Cannatá, e o professor Rodrigo Assirati foram convidados a ministrar uma palestra virtual aos alunos do curso de pós-graduação em “Docência no Ensino Superior e Psicopedagogia EAD”, do Senac, no dia 26 de abril.

“O convite veio pelo fato de o Colégio ser uma referência na área de tecnologia. Agora todos estão falando sobre Chat GPT, mas, desde 2018, o Dante tem uma eletiva de inteligência artificial”, afirma a professora Verônica, referindo-se à eletiva semestral “Tecnologias para melhorar o mundo: Inteligência Artificial”, oferecida a estudantes do Ensino Médio e ministrada pelo professor Assirati.

Com o tema “IA e outros universos: futuros possíveis na sala de aula conectada”, a apresentação teve uma hora de duração e abordou a forma com a qual a inteligência artificial está estruturada no currículo do Colégio. Os docentes ainda fizeram uma explicação técnica acerca de tal tecnologia e compartilharam discussões e preocupações da sociedade. “O nosso principal objetivo era trazer uma criticidade sobre o uso da inteligência artificial no campo da educação. Não se trata de negar nem causar o deslumbramento em relação a essa tecnologia”, ressalta a coordenadora.

Webinar sobre inteligência artificial
Convite partiu da professora Silvana Lemos, coordenadora na pós-graduação do curso Docência no Ensino Superior, do Senac

No currículo do Dante, além da eletiva, na qual os alunos estudam aspectos técnicos e analisam o impacto da inteligência artificial na sociedade, o tema é trabalhado nos eixos estruturantes de cidadania digital e pensamento computacional, presentes nas aulas de STEAM-S. “Queremos formar pessoas que saibam minimamente como a tecnologia é feita, para que possam fazer um uso crítico e consciente dela”, explica o professor Rodrigo Assirati, que contribuiu para a elaboração do “Currículo de referência em tecnologia e computação”, um dos materiais que serviram de apoio na apresentação.

De acordo com a professora Verônica Cannatá, o encontro virtual pode colaborar para a adoção consciente da inteligência artificial no ambiente pedagógico. “O diálogo entre a educação básica e o ensino superior é muito importante. Quando conectamos os dois, temos o referencial teórico do ensino superior com a prática do chão da sala de aula. Falarmos sobre a experiência que temos no Dante traz para esses professores que estão se formando possibilidades de uso na prática. E isso é muito bacana.”

Quartas com tecnologia

Com o intuito de ampliar a discussão sobre questões inerentes à tecnologia, o Departamento de Tecnologia Educacional do Dante criou o “QuarTE: quartas com tecnologia”. O projeto consiste na formação de um grupo de professores que se reunirá uma vez por mês para se aprofundar em assuntos abordados no livro “Inteligência Artificial: avanços e tendências”.

“A ideia é que possamos discutir e refletir sobre temas importantes na área de tecnologia, não só o que está em alta mas também o que é importante para uma tecnologia no Colégio, além de, quem sabe, produzir artigos relacionados a isso também”, aponta a professora Verônica.