Índios são tema de palestra para alunos do 3º ano

Publicado em 11 de abril de 2017 às 15:59
Categorias: , ,

O Colégio Dante Alighieri recebeu, no dia 4 de abril, Maria Dilma Ferreira, que falou aos pequenos dantianos sobre os índios brasileiros e seus costumes. Maria é filha de Jorge Ferreira, jornalista que, na qualidade de profissional da revista O Cruzeiro, trabalhou intensamente com os irmãos Villas-Bôas.

Na apresentação, Maria ressaltou a importância e a necessidade de se estudarem os costumes indígenas para entender e respeitar sua história. Falou sobre a relação que os índios possuem com a natureza, sobre a alimentação, moradias, atividades e diversos outros aspectos que cercam esses povos. Destacou também a importância do Parque do Xingu, reserva indígena 20 vezes maior que a cidade de São Paulo, aproximadamente.  Por fim, Maria mostrou objetos indígenas aos alunos, como bonecos, colares feitos com dentes de javali e garra de onça e uma lixa com dentes de piranha. Os pequenos também contaram suas experiências nas visitas a aldeias e em demais viagens.

“Essa apresentação é interessante porque os alunos estão estudando os índios na sala de aula e também porque, nos próximos dias, eles farão uma visita à Toca da Raposa, onde terão um contato próximo com uma tribo indígena”, afirmou Maria. Além disso, Maria também fez questão de ressaltar que a ideia de sua apresentação foi de sua neta, a aluna Juliana Bonetti, do 3º F. “Eu pensei em chamar a minha avó para ela contar as histórias que sempre ouço sobre meu bisavô. Eu gosto de tudo que os índios fazem”, disse Juliana.

no images were found

, ,