High School e ECCE do Dante: conheça os programas bilíngues do Colégio

Publicado em 2 de outubro de 2020 às 16:46
Categorias: , , , ,

No final de agosto, o Dante apresentou duas lives informativas apresentando a High School e o ECCE Uno e Due do Colégio. Os programas oferecidos são um grande diferencial para a formação dos alunos.

High School

A High School, de acordo com a professora Rossella Beer, coordenadora do programa, é definida com matérias dadas como se o aluno estivesse dentro de uma High School norte-americana. Ou seja, junto com o programa do Ensino Médio brasileiro, o estudante também irá cursar um norte-americano, mas sem precisar viajar, matriculado em uma instituição brasileira que tem vínculo com a Universidade do Missouri, nos Estados Unidos.

“O aluno acaba ampliando o leque de conhecimento, de cultura, com aulas de economia, literatura, speech, debate, marketing e empreendedorismo. O intuito é auxiliar e dar mais ferramentas para que o aluno possa entender diferentes culturas, e estar mais bem preparado para o mercado nacional e internacional”, afirma a professora.

Durante a live foi abordada a ligação que o Colégio tem com a Universidade do Missouri, que ampara todo o modelo de High School, inclusive o material de estudo utilizado pelos professores para a aula presencial aqui no Brasil.

“Eles têm um College of Education, com a qual nós temos um papo direto e semanal, no qual podemos ir alterando partes do curso, flexibilizando outras, interagindo e tendo também um co-teach model. Os alunos são avaliados e corrigidos tanto pelos professores daqui como pelos professores de Missouri”, explica Rossella.

Além disso, a professora falou sobre a Mizzou Direct, uma parceria com a qual os alunos que cursam a High School do Dante podem contar: “eles recebem um Pre-College Diploma ao concluir o curso, que representa um diploma pré-faculdade/universidade, com o qual eles podem entrar direto na Universidade do Missouri sem ter que fazer application”.

Para além do passe direto para a Universidade do Missouri, a professora Rossella afirma que com a High School os alunos saem muito mais bem preparados para quaisquer aplicações fora do Brasil: “a High School realmente os deixa prontos para um mercado ou área internacional, uma área em que você tem que fazer trading, tem que comercializar, tem que falar, se informar, se engajar, ir atrás”.

Você pode assistir à live inteira com mais informações aqui.

ECCE

De modo a oferecer um percurso formativo integral e continuado bilíngue, o ECCE se divide em três partes: ECCE Uno (para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental 1); ECCE Due (para os estudantes do 6º, 7º e 8º ano), equivalente à scuola secondaria di primo grado, mais conhecida como scuola media; e ECCE Tre (para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino médio), correspondente a um Liceo italiano.

A coordenadora do Departamento de Italiano, professora Angela Angoretto, explicou que o modelo do ECCE propõe um curso bicurricular, com as disciplinas do currículo brasileiro inalteradas somadas às aulas do currículo italiano, que são distribuídas tanto de manhã como à tarde. As disciplinas integradas são: língua e literatura italiana; história da tecnologia e STEAMS; música; arte; história e geografia; além de aulas de inglês, que dispensam a necessidade de um curso extra.

“Talvez a primeira impressão seja de uma carga horária um pouco pesada”, pondera a professora, “mas vale lembrar que se trata de uma formação extremamente rica do ponto de vista dos conteúdos didáticos, e com certeza constitui uma grande bagagem cultural e uma base sólida para o sucesso profissional do aluno”, termina.

Nas palavras da professora, o conteúdo do curso bicurricular busca, além de levar ao aluno o conhecimento da tradição e da modernidade cultural europeia associado aos aspectos da cultura brasileira, prepará-lo para o ingresso em universidades italianas.

O Colégio Dante tem parcerias com três universidades italianas: o Politecnico di Torino ou em português, Politécnico de Turim, um dos melhores centros de ensino das engenharias da Europa; a Università degli Studi di Trento, ou Universidade de Trento em português, cidade com o melhor IDH da Itália; e a Alma Mater di Bologna, ou em português, Universidade de Bolonha, que é a universidade mais antiga da Europa, fundada em 1088 e considerada a melhor universidade italiana.

Você pode conferir a live inteira e mais informações aqui.

, , , ,