Ginecologista fala sobre TPM para alunas do E. Médio

Publicado em 18 de setembro de 2014 às 10:12
Categorias: ,

As estudantes da 1ª e da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Dante Alighieri e da ONG Acorde puderam assistir, em 15 de setembro, à palestra “Ciclo Menstrual e TPM”, proferida pelo dr. Eliezer Berenstein, ginecologista e feminólogo. A atividade integrou o projeto de pré-iniciação científica “TPM: Tempo para mudanças III”, que a aluna Ana Carolina Paixão de Queiroz desenvolve no programa Cientista Aprendiz. O trabalho pretende investigar a forma pela qual a TPM interfere na vida das adolescentes, além de tentar ajudar essas meninas a lidar melhor com o próprio corpo por meio do incentivo ao autoconhecimento e à conscientização.

A professora Sandra Tonidandel, coordenadora do Departamento de Ciências da Natureza e Biologia e do programa Cientista Aprendiz, abriu o evento agradecendo a presença da professora Elenice Ziziotti, coordenadora do Serviço de Orientação Educacional, e das orientadoras educacionais Maria Aparecida Tebecherani e Cláudia Malheiros. Em seguida, falou sobre o projeto de pesquisa de Ana Carolina. “Existe um ciclo menstrual que pode ser reconhecido e usado a favor da mulher. O projeto da Ana Carolina procura fazer com que as meninas reconheçam melhor seus ciclos”, disse, destacando que a orientação educacional ajudou no trabalho no tocante ao autoconhecimento das adolescentes.

Já a professora Maria Beatriz Perotti, coordenadora do Departamento de Arte, explicou o uso da arteterapia no projeto. As alunas que aceitaram colaborar com a pesquisa realizaram trabalhos de arte e preencheram um diário com seus pensamentos e sentimentos, expressos de variadas formas (pinturas, colagens etc). “O conteúdo do diário refletia o que as garotas estavam sentindo naquele dia. Nas reuniões, nós discutíamos esse material produzido”, afirmou a profª. Bia.

Ana Carolina também falou sobre seu trabalho, lembrando que a Tensão Pré-Menstrual (TPM ) é o nome mais popular para Síndrome Pré-Menstrual (SPM). “Inicialmente, eu quis estudar como a SPM interferia na vida das alunas entre 13 e 14 anos do Dante. Muitas vezes, elas saiam da aula, brigavam com os colegas, se isolavam, tinham problemas em lidar com o corpo. Acho que a parte mais importante do meu trabalho é de conscientização, pois a mulher deve se aceitar e não se preocupar em se enquadrar nos parâmetros que a sociedade impõe”, afirmou.

A pesquisa/intervenção de Ana envolveu um grupo de cinco meninas, que, além de participar da arteterapia, realizou o preenchimento da tabela de Abraham (que verifica os sintomas da SPM) e assistiu à palestra.

Dr. Eliezer

Em sua explanação, o dr. Eliezer Berenstein explicou o ciclo de hormônios da mulher (estrogênio, androgênio e progestágeno). “Hormônios em desiquilíbrio são perigosos.
A ‘bagunça’ nos hormônios gera a TPM, que é uma combinação de alterações físicas, psicológicas e/ou comportamentais”, afirmou.

O dr. Eliezer também abordou os tipos de SPM e destacou a importância do diagnóstico por meio do uso de um questionário de sintomas. “Esse mecanismo ajuda a descobrir o tipo e quantos dias de TPM cada menina tem”, observou. Por fim, o médico ainda tirou as dúvidas das garotas da plateia.

O projeto de Ana Carolina (inicialmente desenvolvido em parceria com a aluna Gabriela Pane Farias) foi tema de uma reportagem da revista InCiência, publicação de pré-iniciação científica e tecnológica do Dante. Você pode conferir a matéria (a partir da página 24) clicando aqui.

no images were found

,
Liceo Scientifico, opzione Scienze Applicate - Scuola Paritaria Italiana Cambridge - English Qualifications Mizzou - University of Missouri
error: Conteúdo protegido!!