Fundação Estudar faz palestra para alunos da 3ª série

Publicado em 27 de fevereiro de 2014 às 12:37

Alunos da 3ª série do Ensino Médio receberam, no dia 22 de fevereiro, a gerente de Educação da Fundação Estudar, Renata Moraes, para um bate-papo sobre estudos no exterior. Na ocasião, ela apresentou informações básicas sobre o sistema de admissão nos Estados Unidos, país que mais recebe estudantes de outros países, e falou da participação da fundação, por meio do programa Estudar Fora, para dar suporte aos candidatos às vagas.

Renata falou de programas de bolsa de estudos para graduação e intercâmbio, temas mais recorrentes entre os alunos, mas lembrou que a atuação da fundação se estende a outras modalidades, como o suporte em pós-graduações e em cursos de línguas. Ela destacou princípios da fundação, que envolvem a descoberta de talentos e o apoio ao estudo e à carreira. “Ajudamos mostrando oportunidades, dando informações sobre o preparo dos alunos e sobre as melhores faculdades, e maximizando a carreira dos profissionais”, disse.

A jornalista também ressaltou a importância de os estudantes analisarem o custo-benefício de estudar no exterior. “Há casos em que o aluno pode tirar mais benefícios ficando no Brasil mesmo. Direito é um exemplo, pois, fora do Brasil, o universitário estudará uma legislação diferente, que poderia não ser o foco do profissional com planos de trabalhar aqui”, afirmou.

Além de falar do crescimento no número de estudantes internacionais no mundo, Renata explicou como se dá o ingresso em cursos de graduação nos Estados Unidos e em outros países, processos que diferem consideravelmente do utilizado no Brasil.

“No Brasil, a pessoa se candidata ao curso. Nos Estados Unidos e em algumas [regiões] no Canadá e no Reino Unido, a candidatura é para a faculdade. Os processos seletivos não envolvem provas como as daqui, pois os coordenadores querem saber, acima de tudo, quem você é”, explicou, citando, entre outros elementos, o uso de cartas de recomendação e de atividades extracurriculares para a candidatura.

Programa gratuito de orientação

Sobre as atividades da Fundação Estudar, Renata tratou ainda de destacar um programa de orientação gratuito que será oferecido em 2014, o Personal Prep Scholars. Qualquer aluno da 3ª série do Ensino Médio poderá se inscrever. O prazo para a ação é 9 de março, mas Renata sugeriu aos interessados que o façam antecipadamente, levando em conta as várias etapas da inscrição: além de apresentar o histórico escolar, os candidatos devem produzir uma redação, um vídeo e realizar testes. As inscrições devem ser efetuadas diretamente no site do Estudar Fora.