Formando líderes globais: Dante apresenta proposta da High School para pais e responsáveis

Publicado em 27 de junho de 2022 às 17:20

Após apresentar a proposta pedagógica do ECCE, o Dante reuniu pais e responsáveis no dia 20 de junho para tratar de outro pilar importante em seu plano de internacionalização: a High School. O conteúdo programático para 2023 e os benefícios do curso destinado aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio foram os principais tópicos da exposição, conduzida pelos professores Rossella Beer e Robert Garner, respectivamente, coordenadora e coordenador-assistente dos cursos de Elementary, Middle e High School.

Desde 2016, o Dual Diploma Program (High School) do Dante é estruturado em uma parceria com a Universidade de Missouri (Mizzou Academy), uma das mais proeminentes instituições de pesquisa dos Estados Unidos. “A Mizzou é uma faculdade de educação e de desenvolvimento humano. Então, dentro dos cursos, percebemos que sempre há um viés de nos fazer pensar em como podemos ser um pouco melhores em tudo”, explicou a professora Rossella.

As aulas na High School do Dante são ministradas por professores estrangeiros ou native like, sendo, portanto, todas em inglês.Ao concluir o curso e a 3ª série do Ensino Médio no Colégio, os alunos obtêm o diploma tanto do currículo brasileiro como do norte-americano, o que os torna aptos a participar dos processos de admissão de todas as universidades estadunidenses.

“O que um diploma duplo pode acrescentar na vida dos filhos de vocês?”, indagou a professora Rossella aos presentes no auditório Miro Noschese. “Podemos pensar em muitas coisas: a primeira delas é uma cultura muito diferente. Eles vão aprender a lidar não só com o conteúdo mas também com professores diferentes, vindos dos Estados Unidos, Caribe, Canadá, Inglaterra, e isso já é um superaprendizado. Quando tiverem de lidar com profissionais de fora, eles terão o traquejo. Esse aspecto cultural lhes proporciona uma segurança muito importante.”

Reunião: Proposta da High School
Professora Rossella Beer, coordenadora dos cursos de Elementary, Middle e High School

Ajudando a formar líderes globais

Ao discorrer sobre o programa, o professor Robert Garner ressaltou que um dos principais objetivos é “preparar os alunos para serem líderes em um mundo global”, além de “fornecer uma excelente base no currículo do Ensino Médio dos Estados Unidos e desenvolver habilidades em inglês e pensamento crítico, que se traduzem em sucesso na faculdade e na carreira profissional”. A ideia, segundo o professor Robert, é que o aluno, com a formação da High School do Dante, “esteja pronto para o mundo”.

Já a professora Rossella destaca que o “Dual Diploma Program oferecerá ao estudante a oportunidade de aprimorar o uso da língua inglesa com fluência e naturalidade, obter uma consciência global, engajar-se em uma mentalidade de crescimento e aprimorar as habilidades de pensamento crítico”.

Direto para a Mizzou

Outro grande atrativo do programa é o Mizzou Direct. Trata-se de uma pré-admissão para cursos de graduação da Universidade de Missouri, sem a necessidade de o aluno passar pelo processo de application exigido pelas universidades dos Estados Unidos. O benefício é concedido àqueles que, ao final da High School, apresentem uma média de notas (GPA, sigla em inglês para Grade Point Average) igual ou superior a 3 em uma escala de 0 a 4. “É importante que o aluno tente alcançar a nota máxima tanto no currículo brasileiro como no norte-americano, se tiver a intenção de estudar nos Estados Unidos”, frisou o professor Robert.

Além disso, a depender do desempenho acadêmico, há a possibilidade de os jovens dantianos serem convidados a integrar a National Honor Society (NHS), instituição dos Estados Unidos que se dedica a reconhecer estudantes que se destacam ao longo do Ensino Médio. É o caso da aluna Gabriela Fanganiello, da 3ª série, que ocupa a vice-presidência da organização em 2022.

“Ela está desfrutando de uma experiência muito rica em termos de liderança. Os alunos da NHS precisam desenvolver um projeto de serviço, então é uma possibilidade de fazer voluntariado de diversas formas”, explicou o professor Robert. Neste ano, Gabriela escreveu um artigo para a NHS Student Magazine no qual discorre sobre o seu projeto educacional, que consiste em oferecer aulas de reforço para jovens de sua igreja.