‘Flipped classroom’ ganha espaço no Dante

Publicado em 30 de maio de 2014 às 16:17
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O Colégio Dante Alighieri começou a inverter um pouco as coisas ao tratar de educação. Nessa guinada, é como se a própria ideia de aula virasse de ponta-cabeça. Na verdade, trata-se de uma solução que tem ganhado espaço no mundo todo, inclusive em instituições renomadas de ensino, como a Universidade de Harvard e o Massachusetts Institute of Technology (MIT). A metodologia ‘flipped classroom’ (‘sala de aula invertida’ em tradução livre), que consiste no preparo do aluno sobre determinado assunto antes mesmo de a aula sobre o tema ser realizada, ganhou um projeto piloto na instituição em 2014. Com isso, ampliaram-se as possibilidades de permitir que a sala de aula seja usada para o desenvolvimento de habilidades.

Apesar de o Dante já ter realizado atividades pontuais com essa metodologia em outras ocasiões, essa é a primeira vez que uma disciplina incorpora a prática no ano letivo. Agora, as aulas do Departamento de Ciências da Natureza e Biologia dadas aos alunos do Ensino Médio recebem um cuidado especial dos professores, que preparam uma série de recursos antes das aulas. Geralmente, a exposição de conteúdo consiste em uma produção audiovisual gravada pelo próprio professor, que também utiliza outros recursos, como desenhos, para explanar os conceitos. Como resultado, o aluno assiste ao vídeo como se ele fosse uma lousa animada em tempo real, acompanhado da locução do docente. (As produções lembram as aulas em vídeo da Khan Academy, que revolucionou o ensino on-line há poucos anos).

Apesar de, naturalmente, haver opiniões contrárias ao uso de novas tecnologias na educação, não é difícil imaginar que, adaptando os recursos às diferentes situações, eles podem potencializar o aprendizado dos alunos. “Não podemos ser escravos da tecnologia. O ideal é usá-la quando temos ciência do que estamos fazendo, garantindo o aprimoramento do ensino”, explicou a coordenadora do Departamento de Tecnologia Educacional, professora Valdenice Minatel. “Com isso, realizamos ações impossíveis de serem feitas apenas no papel e nos livros, que muitas vezes os alunos leem e não entendem.”

A coordenadora do Departamento de Ciências da Natureza e Biologia, professora Sandra Tonidandel, explicou que, ao contrário do senso comum, as aulas são extremamente enriquecidas com práticas como o flipped classroom. “Há a ideia de que o flipped classroom consiste em oferecer uma aula mastigada ao aluno, que não leria o resto do conteúdo, mas é o oposto. Explorando em casa os conceitos que serão abordados na aula, o professor pode desenvolver problemas de alta complexidade na sala, melhorando a performance dos alunos. Em seguida, cobramos não só respostas, como também novas perguntas, que eles deverão trazer na próxima aula, como pré-requisito para as atividades em classe, mais complexas”, afirmou.

Os resultados até aqui positivos do método não são comprovados apenas pelos professores, que já verificam melhorias no rendimento dos alunos. A vantagem é também compartilhada pelos alunos, que têm se manifestado favoravelmente à aplicação do flipped classroom. Com a prática, além de notarem um aumento no grau de exigência das aulas, eles constaram evoluções no próprio desempenho. Fernanda Anbar, aluna da 2ª série do Ensino Médio, considera-se uma das beneficiadas pelas mudanças. “Eu estava com um pouco de dificuldade na disciplina, principalmente em momentos em que não havia tempo para ler e interpretar os livros com tanta calma. Com os vídeos, temos resumos que facilitam muito a introdução ao tema e facilitam o aprofundamento na bibliografia, que também é indispensável para a compreensão, e, somando as práticas, meu aprendizado e minhas notas melhoraram bastante”, afirmou.

Tecnologia na educação

O Dante tem um longo histórico com o uso inovador de tecnologia na educação. Desde 2002, a instituição adota, por exemplo, o uso de lousas digitais. Em 2006, o Colégio começou a fazer uso da plataforma digital de educação Moodle, utilizada para diversos fins, como a troca de informações entre alunos e professores e a postagem de apresentações feitas em sala de aula. Agora, essa mesma plataforma é utilizada para a inserção de conteúdo do flipped classroom.

Outra ação de destaque consiste na inserção de tablets em sala de aula, prática agora integrante do programa Dante Mobile, que aproveita dispositivos móveis para enriquecer as aulas. Em 2011, o Dante fez um experimento com uma sala da 1ª série do Ensino Médio por meio do uso cotidiano de tablets fornecidos em comodato. Com o sucesso da iniciativa, desde então todas as salas do Ensino Médio – com cerca de 900 alunos no total – já utilizam diariamente os tablets em sala de aula. Para melhor proveito do recurso, os professores também passam por constante preparação no decorrer do ano, em encontros com especialistas do Departamento de Tecnologia Educacional. Além dos tablets destinados ao Ensino Médio, o Colégio tem outros 100 para uso em atividades pontuais com alunos de outras idades.

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