Fim de um ciclo, início de outro: formandos de 2023 têm colação de grau emocionante

Publicado em 21 de dezembro de 2023 às 10:16
Categorias: ,

Um capítulo se encerra para que outro possa começar a ser escrito. Depois de se emocionarem no Arrivederci e participarem da missa em Ação de Graças, os formandos de 2023 concluíram nos dias 19 e 20 de dezembro a etapa derradeira de sua trajetória acadêmica no Dante: a colação de grau. Realizado no ginásio do Colégio, o evento reuniu pais, familiares, amigos e professores para celebrar o fim de um ciclo e o início de uma nova etapa na vida dos alunos da 3ª série do Ensino Médio.  

Neste ano, as turmas de “A” a “G” foram divididas em duas cerimônias, cada uma das quais com seus respectivos paraninfos e professores e colaboradores homenageados. Em ambas as cerimônias, a mesa diretora foi composta pelo presidente do Dante, dr. José Luiz Farina; pela diretora-geral educacional, professora Valdenice M. M. de Cerqueira; pela diretora pedagógica, professora Angela Martins; pela diretora de relações humanas e convivência, professora Elenice Ziziotti; pela coordenadora de segmento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1, professora Symone Oliveira; pela coordenadora de segmento do Ensino Fundamental 2,  professora Carolina Lavini; e pelo coordenador de segmento do Ensino Médio, professor Manoel Resende. 

Formandos de 2023 em cerimônia de colação de grau

Em cada uma das comemorações, também participaram da mesa diretora os respectivos paraninfos dos dois conjuntos de salas. No caso, foram escolhidos os professores Ramon Bertasi (“A” a “D”) e Jackson Costa de Farias (“E” a “G”). 

Já os docentes homenageados pelas turmas foram: Milena Carmona, Ramon Bertasi, Alexandre Buccini, Sérgio Barbosa de Souza, Tulio Oliveira e Manoel Resende. No grupo dos “colaboradores do coração”, estavam Fábio Ribeiro Ferreira, Danilo Nascimento Alves, Fabio Mitter da Silva, Francisco Souza Barbosa e Maria Bezerra. 

A abertura de ambas as cerimônias foi feita pela professora Valdenice, que, inspirada na letra da música “Laços”, de Gabriel Moura, transmitiu aos formandos uma mensagem de valorização à empatia. “Nossa jornada não foi apenas sobre construir e reter conhecimento mas também sobre aprender a se importar com aqueles ao nosso redor, mesmo que inicialmente desconhecidos. (…) Levem com vocês a lição de que a diferença pode ser feita através do conhecimento e de pequenos gestos de amor, de gentileza, de compreensão e de solidariedade. Que os laços que aqui foram construídos sirvam como alicerces sólidos para os desafios futuros.”

E continuou: “Por último, mas não menos importante, peço que honrem seus pais e todo o legado dantiano que diariamente ajudarão a construir a história pela qual vocês serão reconhecidos no futuro. Queridas formandas, queridos formandos, parabéns por esta conquista e que cada novo amanhecer seja repleto de realizações, de ainda mais aprendizados e, acima de tudo, de amor. Sejam e permaneçam abençoados. Parabéns, turma de 2023!”

Em seguida, o presidente do Dante, dr. José Luiz Farina, foi ao púlpito para fazer um discurso em que enalteceu os valores da amizade entre os estudantes. “Vocês estão indo para um voo novo. É mais uma etapa na vida de vocês. Uma etapa que vocês saberão transpor como souberam até hoje. Aqui, vocês aprenderam cidadania, honestidade e retidão. Gostaria de dar um conselho muito importante: o networking de vocês está aqui. Busquem os amigos, porque amigo é algo que fica para a vida. Isso vai ser muito importante para vocês, porque a vida é difícil. Nunca se esqueçam: amigos e família; família e amigos.”

Depois, o presidente leu para os alunos a mensagem que integra o conteúdo do canudo de formatura: 

“Caro ex-aluno, você agora guarda a lembrança de um dia ter se sentado no banco desta escola, convivido com seus amigos, assimilado saberes e aprendido a essência e o sentido da vida, o sonho que precisa ser tocado e colhido. Apenas uma etapa findou-se aqui, nas salas de aula. Para o amanhã, você agora se lança em busca de seu futuro, de suas realizações. 

Esta escola, que o acolheu com um abraço incontido, deseja-lhe sucesso na vida, no prosseguimento dos estudos, nas relações sociais, na busca insuspeitada da alegria de pensar e de conviver. E abre-se para recebê-lo de volta quando quiser, quando puder, quando desejar ouvir a voz do sino, quando se emocionar com o hino cujo canto celebra o dantiano como o ‘mais valoroso pioneiro’. Seja feliz!” 

Professor Ramon Bertasi, paraninfo dos formandos de 2023 do Dante

Após os comoventes pronunciamentos dos oradores das turmas, que citaram desde os ensinamentos aprendidos no Colégio até as vivências que os fortaleceram como cidadãos, os paraninfos deixaram um emocionante recado em homenagem aos formandos. 

O professor Ramon Bertasi, por exemplo, recitou um poema de sua autoria, destacando as particularidades de cada uma das turmas das quais é paraninfo. Ele termina o texto assim: 

“Chegou o grande dia
O sino toca pela última vez
No coração o aperto é forte
Pois não teremos mais vocês

Mas não podemos segurá-los
Precisamos de renovação
Vocês são a nova era
Como disse na música perfeição

A aurora vem chegando
Minha esperança reacende
Vocês são nossa semente
Os amaremos para sempre.”

Professor Jackson Costa de Farias, paraninfo dos formandos de 2023

O professor Jackson, por sua vez, agradeceu o corpo docente do Colégio e pais e familiares pela formação dos alunos, fazendo em seguida uma metáfora para demonstrar apoio aos dantianos no prosseguimento de sua jornada. “Dessa estação chamada formatura, os trens partirão para vários destinos. Alguns sairão direto para as faculdades sonhadas, outros farão uma parada estratégica dos cursinhos, e ainda há aqueles que embarcarão em um trem que os levará direto para os cursos no exterior. (…) Eu ficarei aqui, nesta estação. Nós, do Dante, seus pais, familiares e amigos, ficaremos na torcida para que vocês tomem boas decisões e acertem nas escolhas, mas, sobretudo, ficaremos torcendo para que tenham a coragem de mudar de rumo se o destino do trem não for aquele que te levar para a felicidade. Ficaremos aqui, de mãos juntinhas, encorajando-os para que vocês voem bem alto, mas prontos para ajudá-los, caso vocês caiam.”

Emocionados, os estudantes assistiram na sequência a um vídeo de despedida com a retrospectiva de 2023, relembrando eventos como o CarnaDante, a festa de Halloween, o Arrivederci, entre outros. 

Houve ainda a entrega do diploma de menção honrosa aos três estudantes com melhor desempenho acadêmico no ano, os quais assinaram o Livro de Ouro do Colégio. Todos os alunos foram contemplados com o anuário e o canudo de formatura. 

As cerimônias foram finalizadas com a execução do hino do Colégio, entoado a plenos pulmões pelo público presente, seguida pelo tradicional gesto de atirar o capelo para cima. Naquele momento, o sino tocou pela última vez, anunciando o fim de um ciclo e o início de uma nova jornada para os formandos de 2023. 

1º Lugar
Giorgio Andrea Abage de Luca (3ª C)

2º Lugar
Alexys Vives Bernardino Alves (3ª C)

3º Lugar
Bruna Resnik Imparato (3ª D)

Cerimônia do dia 19/12

Pedro Tanigawa (3ª A)
Gaia Mazzer (3ª B)
Caio Meyer Cosenza (3ª C)
Maria Luiza da Cruz Zancopé (3ª D)

Cerimônia do dia 20/12

Maurício Beolchi Faggioni (3ª E)
Sofia Aumond da Silva Uras (3ª F)
Fábio Ramazzini Bechara (3ª G)

Tentarei em versos singelos
Falar um pouco dessas salas
Deixarei o coração ecoar
E guiar as minhas falas

Vê-los amadurecer
Foi um privilégio
Agradeço seus pais e mães
Por confiarem neste colégio

Vão vencer desafios
Sei que estão preparados
E olharão para o mundo
Pois são justos e honrados

Cada sala é única
Que compartilham suas virtudes 
Vou falar um pouco delas
De sua magnitude

Terceiro A me fez chorar
Com um presente singelo
A caneta com a qual escrevo
Representa um sonho belo

O carinho dessa sala 
Para sempre será lembrado
De esforçados a talentosos
Tudo lá é equilibrado

Terceiro B são muito fofos
Quero colocá-los num potinho
E guardá-los para sempre
No coração quentinho

Ouvem tudo com atenção
São éticos tenho certeza
E até me emocionaram
Com atitude e justeza

Terceiro C eu os encontrava
Já na segunda-feira
Enxergam bem mais longe
Essa sala é pioneira

Uma sala competente 
Que agora a saúdo
São gentis o tempo todo
E têm muito conteúdo

Terceiro D me recebia
Uma vez só por semana
Com sorriso e carinho 
Representam a alma humana

Valorizam o conhecimento
Até quando é intervalo
São muito atenciosos
Sempre que lhes falo

Mas hoje essas letras
Mais nada significam
Vocês são todos Terceirão
Que nos dignificam

Talentos aqui não faltam
O ensino foi de excelência
Mas quero que nunca se esqueçam
De manter a sua essência

Obrigado por renovarem
Minha esperança neste mundo
Lhes entrego com alegria
Este sentimento profundo

Talvez ainda os encontre 
Nos corredores desta vida
E tudo que desejo
É vê-los com alegria

Não sei se serei pai um dia
Mas de uma coisa tenho certeza
Se essas mentes nos guiarem
Vejo o futuro com mais clareza

Chegou o grande dia
O sino toca pela última vez
No coração o aperto é forte
Pois não teremos mais vocês

Mas não podemos segurá-los
Precisamos de renovação
Vocês são a nova era
Como disse na música perfeição

A aurora vem chegando
Minha esperança reacende
Vocês são nossa semente
Os amaremos para sempre

,
Liceo Scientifico, opzione Scienze Applicate - Scuola Paritaria Italiana Cambridge - English Qualifications Mizzou - University of Missouri
error: Conteúdo protegido!!