Festa do Atleta celebra esportistas dantianos

Publicado em 30 de novembro de 2011 às 11:49

A sexta edição da Festa do Atleta, realizada em 29 de novembro, celebrou o desempenho dos esportistas dantianos na temporada. Além da presença de membros das diretorias Executiva e Pedagógica do Colégio Dante Alighieri, a cerimônia ainda teve a participação de um ilustre ex-aluno da Escola: Armando Ferla, um dos importantes nomes da história do tênis brasileiro.

Na cerimônia conduzida pelo professor Carlos Nicolás, coordenador de Educação Física do Colégio, o diretor-geral pedagógico, prof. Lauro Spaggiari, parabenizou os profissionais responsáveis pelo setor de esportes no Colégio e os alunos, além de agradecer às famílias pelo apoio dado para que os estudantes praticassem uma modalidade vestindo a camisa dantiana.

Em seguida, o presidente do Colégio, dr. José de Oliveira Messina, tendo ao seu lado o vice-presidente da Escola, dr. José Luiz Farina, e os diretores financeiros João Ranieri Neto e Milena Montini, discursou sobre a importância do esporte. “O esporte é um componente da educação que nos dá rigidez física para enfrentar os problemas que aparecem no campo da saúde. Nós temos que exaltar o trabalho maravilhoso feito pelo professor Carlos Nicolás e por sua equipe”, afirmou o presidente.

Logo depois, o dr. José de Oliveira Messina convidou Armando Ferla para falar aos alunos sobre sua trajetória no esporte. “Vim estudar no Dante em 1949 e naquele ano já ganhamos a Olimpíada Colegial. Praticava vários esportes, mas a vida acabou me levando para o tênis e consegui ser vice-mundial universitário por duas vezes”, disse Ferla, capitão da equipe brasileira na Copa Davis em 1969.

Ao falar de sua ligação com a Escola, o ex-aluno não escondeu a emoção. “Hoje vejo que minhas raízes no Dante são muito fortes. Prometo ser um frequentador assíduo da área esportiva do Colégio sempre que chamado. Pretendo acompanhar meus netos”, afirmou, já com a voz embargada.

Após a comovente fala de Ferla, o vice-presidente do Colégio, dr. José Luiz Farina, exaltou a garra, a disciplina e a determinação dos alunos. “Nós do Dante sempre seremos vencedores”. Na sequência, houve a exibição de dois clipes envolvendo os temas esporte e amizade. Foi a deixa para o professor Carlos Nicolás agradecer às diretorias Executiva e Pedagógica pelo apoio dado ao Departamento de Educação Física e expressar sua satisfação com o desempenho dos alunos.

“Trabalho com educação física há quase 40 anos e posso dizer uma coisa: vocês jamais verão Colégio como esse. Somos fortes, sem abrir mão da ética e da humildade”, disse.

Coube então aos alunos do Ensino Médio e atletas do Dante Leonardo Dantas Costa, Gabriel Cinato, Giovanna Frey e Juliana Padaschi fazerem um discurso de agradecimento aos professores de Educação Física, à direção e aos funcionários do Colégio.

“Nas aulas de Educação Física, sempre encontramos momentos de descontração e alegria. Vocês foram nossos primeiros incentivadores e descobriram nosso potencial”, discursaram os representantes dos alunos, fazendo, em seguida, uma homenagem aos profissionais do Departamento de Educação Física.

Melhores da Liga

No encerramento da cerimônia, houve a premiação dos destaques da Liga Escolar de 2011. No basquete, foram premiadas as atletas Lizandra Baptista da Silva (A-14), Beatriz Oliveira Nicolau (A-12), Nicole Budavári Malheiros (A-16) e Paula Bononi Vertoni (A-16); no masculino, Enzo Scalabrini (A-12) e Adriano Antongiovanni – (revelação da A-13) – também receberam troféus por seus desempenhos em quadra.

Já no handebol, os destaques foram Juliana Bradaschia (A-18), Constanza de Mello Turetta (A-18), Rafaela Rachid (A-16), Karina De Simone (A-16) e Ana Beatriz Florido (A-16), além de Fábio Maluf, – (revelação da categoria A-12).

Por fim, Giancarlo Liceu (A-12) e Leonardo Dantas Costa (A-18), que se despediu do Colégio, brilharam como destaques dantianos no futsal. Encerrada a cerimônia, um lanche foi servido e o que se viu foi uma animada interação entre membros das diretorias, professores, alunos e funcionários do Dante.