Ex-alunos do Dante lançam livros

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 11:58

Dois ex-alunos do Colégio Dante Alighieri ganharam destaque recentemente ao lançar livros com temas de suas áreas de atuação. O consultor de gestão Riccardo Moricci escreveu “Marketing no Brasil – um guia prático: brand equity, mídia e estatísticas” (editora Campus), enquanto a advogada Fernanda Stinchi Pascale Leonardi elaborou a obra “Voz e Direito Civil – Proteção jurídica da voz: história, evolução e fundamentação legal” (editora Manole).

Aluno do Dante de 1971 a 1981 (seu filho, Stefano, também concluiu o Ensino Médio no Colégio e agora cursa Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas), Riccardo se formou em Engenharia Mecânica na Escola Politécnica da USP. Mestre em Administração de Empresas pela Ohio University e pós-graduado em General Management pela Harvard Business School, o executivo fez carreira nas áreas de marketing, gerência e vendas em empresas como Unilever, Parmalat, FEMSA (Coca-Cola e Kaiser) e BRF.

Segundo Riccardo, uma das motivações para escrever esse seu primeiro livro foi esclarecer o conceito de marketing. “Mesmo em ambiente empresarial, onde a questão do marketing é mais organizada, as pessoas fazem um pouco de confusão sobre seu significado. Além disso, quis passar para os leitores a experiência que adquiri durante tantos anos de trabalho na área”, explica.

O livro de Riccardo, lançado em 18 de junho, pretende ser um manual para os profissionais de marketing, descrevendo os principais conceitos, ferramentas e elementos da área no Brasil. “Aos poucos fui percebendo que tinha material suficiente para preparar um guia prático de marketing, daqueles que deixamos na estante do escritório e nos quais, de tempos em tempos, damos uma olhadinha para pescar uma ideia e fortalecer conceitos”, afirma o consultor no prefácio da obra. “Seu objetivo é o de servir de manual para o dia a dia, seja para profissionais com pouca experiência quanto para pessoas como eu, que há muito tempo trabalham na área”, completa.

Voz e Direito Civil

Já o livro “Voz e Direito Civil”, lançado em 8 de agosto, é resultado da dissertação de mestrado defendida por Fernanda Pascale, em 2010, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Com o subtítulo “Proteção jurídica da voz: história, evolução e fundamentação legal”, a obra, por meio de análise de episódios reais, tenta promover uma reflexão sobre questões que dizem respeito à possibilidade e à necessidade de proteção jurídica da voz.

“Esse tema foi sugerido pela minha orientadora [de mestrado], professora Silmara Juny Chinellato, que já era adepta da tese de possibilidade e necessidade de proteção jurídica da voz. O desafio era conseguir apresentar as justificativas para que a voz seja considerada um atributo da personalidade, autônomo à privacidade, à honra e à imagem. A conclusão de “Voz e Direito Civil” é justamente a de que o direito à voz é um direito da personalidade autônomo, que garante a todas e quaisquer pessoas a faculdade de autorizar ou impedir o uso do som de sua voz, independentemente do fato de aquela voz já ser famosa ou não”, explica Fernanda.

A obra faz parte da coleção “Direito Autoral Contemporâneo”, coordenada por Silmara Juny Chinellato, professora titular de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Fernanda Pascale estudou no Dante de 1981 a 1991 – hoje, seus filhos, Bruno e Talita, estão, respectivamente, no Maternal II e no 3ª ano do Ensino Fundamental do Colégio. Além de sócia do escritório Leonardi Advogados, Fernanda faz doutorado na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, desenvolvendo uma tese sobre Licenças Compulsórias e Direitos Autorais.

Fernanda Pascale e Riccardo Morici doaram exemplares de seus livros à biblioteca do Colégio.