Ex-aluno, velejador Bruno Prada apresenta medalhas olímpicas no Colégio

Publicado em 20 de agosto de 2012 às 17:40

Quatro dias após conquistar a medalha de bronze na classe Star da vela, na Olimpíada de Londres – em parceria com Robert Scheidt –, o velejador Bruno Prada desembarcou no Aeroporto de Guarulhos nesta quinta-feira. E, após uma rápida passagem em sua casa, seguiu para o Colégio Dante Alighieri. Ex-aluno da instituição, o atleta fez questão de mostrar aos alunos da Escola suas duas medalhas olímpicas – a de prata, conquistada em 2008, em Pequim, e a de bronze deste ano.

O professor Carlos Nicolás, coordenador do Departamento de Educação Física do Colégio, contou que foi surpreendido com um telefonema de Bruno Prada na manhã desta quinta-feira. “Ele ligou perguntando se poderia mostrar as medalhas aos alunos. Gestos como esse é que diferem os grandes campeões. Você reconhece os grandes campeões pela humildade. Bruno mostrou essa humildade e não se esqueceu da escola”, afirmou o professor Carlos.

No Colégio, Bruno, acompanhado da mulher, Carla, e da irmã, Paola Prada Lorenzi, foi recebido pelo presidente, dr. José de Oliveira Messina, pelo diretor-geral pedagógico, Lauro Spaggiari, e pelo professor Carlos. Os filhos do velejador – Giovanna e Ricardo, que estudam no Dante – também foram liberados das aulas para reencontrarem o pai depois de um mês de distância, em decorrência da agenda de competições do velejador.

Em seguida, alunos do 3º ano do Ensino Fundamental e da 2ª série do Ensino Médio – que tinham aula de Educação Física naquele horário – se reuniram no Ginásio Túlio Nelson Canale para ver Prada discursar e mostrar as medalhas. “A ideia de vir ao Colégio hoje é mostrar as medalhas olímpicas para vocês. Gostaria que cada um segurasse as medalhas e que isso servisse de inspiração, de exemplo para vocês”, disse Bruno, que se emocionou e não conteve as lágrimas.

A irmã de Bruno, Paola Prada Lorenzi, também discursou, exaltando a determinação do velejador. Segunda ela, o atleta sonhava com uma medalha olímpica desde que começou a velejar, aos oito anos de idade. “Com determinação, ele foi atrás do sonho e transformou sua vontade em duas medalhas olímpicas.”

Já o professor Carlos Nicolás chamou a atenção dos alunos para a importância da presença de Bruno Prada no Colégio. “Pouquíssimas pessoas neste mundo têm a chance de tocar em uma medalha olímpica”, afirmou, já convidando Bruno Prada para participar da abertura da Olimpíada do Dante, em 2013.

Após receber presentes do Colégio, Bruno Prada, muito solícito, respondeu a perguntas dos alunos e concedeu autógrafos. Os estudantes, empolgados com a presença de um medalhista olímpico na Escola, formaram uma longa fila para tocar nas medalhas.

Por fim, Bruno presenteou o Colégio com um livro autografado sobre os Jogos Olímpicos e foi entrevistado pela aluna Beatriz Sabetta para a TV Dante.

Confira a entrevista com Bruno Prada na edição de julho de 2012 da revista Dante Cultural clicando aqui: