Especialista palestra no Dante sobre prevenção do uso de sustâncias psicoativas

Publicado em 25 de junho de 2019 às 12:47
Categorias: ,

No dia 13 de junho, no auditório Miro Noschese, o Dante recebeu a professora doutora Ana Cecília Marques, médica psiquiátrica, doutora em ciências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e coordenadora do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (ABEAD). A drª. Ana, que também é mãe de um ex-aluno do Dante, fez uma palestra sobre o uso abusivo de substâncias psicoativas, trazendo um rico embasamento científico e informações atualizadas sobre o tema. Pesquisas recentes apontam que as ações preventivas mais eficazes são as que envolvem uma rede de apoio ao jovem, com informações precisas e planos de ação. O tratamento da dependência química continua sendo um desafio enorme para a comunidade médica, o que motivou o Dante a ampliar esforços na prevenção de riscos e na promoção da saúde mental e física dos alunos.

A palestra fez parte de um conjunto de ações realizado pela Coordenação-Geral Pedagógica do Ensino Fundamental II e Ensino Médio em parceria com a Orientação Educacional. Algumas iniciativas já foram aplicadas em sala de aula pelos professores, com discussões e atividades sobre efeitos e prejuízos que as substâncias psicoativas trazem para a saúde física e mental, enquanto outras contaram com participação de convidados especialistas. As atividades se ampliam à medida que as famílias e os filhos obtêm maior esclarecimento do assunto, com informações atualizadas face a um cenário em que substâncias sintéticas cada vez mais danosas se tornam facilmente acessíveis. “A palestra foi aberta a toda a comunidade escolar: pais, professores, funcionários: todos foram convidados, de forma que as famílias pudessem acompanhar as discussões que concentram a atenção dos jovens dentro da escola. Antes da palestra, a drª. Ana já havia conversado com todos os alunos da 3ª série do Ensino Médio, passando de sala em sala. E agora ela também vai visitar as classes de 1ª e 2ª série”, explica a professora Miriam Brito Guimarães, supervisora da área socioemocional e coordenadora de ciências do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental. “A escola tem uma forte atuação na promoção e na preservação da saúde mental dos alunos. Toda vez que falamos de uma situação de risco específica, como o uso de drogas, o foco é na prevenção – e para isso buscamos profissionais que tenham renome e sejam especialistas no tema para atuarem com os alunos e também com os pais. Afinal, o primeiro passo para a prevenção é a informação de qualidade, clara e correta. Na internet existe muito conteúdo equivocado, por isso precisamos orientar”, afirma Miriam.

,
Liceo Scientifico, opzione Scienze Applicate - Scuola Paritaria Italiana Cambridge - English Qualifications Mizzou - University of Missouri
error: Conteúdo protegido!!