Escola da Família: diretora palestra sobre construção de projeto de vida

Publicado em 25 de abril de 2023 às 11:36

A 3ª série do Ensino Médio representa um período que envolve uma grande carga emocional para o aluno, seja pela iminência dos vestibulares, seja pela escolha de uma carreira profissional. Diante desse cenário, o programa Escola da Família promoveu na última quarta-feira, dia 19 de abril, uma palestra com a professora Sandra Tonidandel, diretora pedagógica dos Ensinos Fundamental 2 e Médio, cujo tema foi “Alunos, escola, família e vestibulares: a construção integrada de um projeto de vida”.

Na ocasião, o papel da família como rede de apoio ao aluno em sua trajetória rumo a um futuro de sucesso foi o foco da apresentação. Ao lembrar da pressão externa e interna que os estudantes sofrem especialmente no último ano do ensino básico, a docente ressaltou a importância de os pais tranquilizarem seus filhos. “Vocês têm que passar confiança para eles. Mudanças bruscas de humor são normais, mas é preciso ter paciência, por mais que seja difícil.”

Professora Sandra Tonidandel palestra sobre construção de projeto de vida

Outro tópico destacado ao longo da palestra foi a necessidade de pais e alunos confiarem na escola. Para isso, a diretora pedagógica elencou ações implementadas e bem estabelecidas no Colégio que contribuem para a construção do projeto de vida do estudante, tais como:

“Temos um núcleo estruturado novíssimo chamado Núcleo Projeto de Vida, e o Apoio Plus com algumas modificações. Já começamos 14 simulados de empresas parceiras, para que o aluno tenha diferentes tipos e abordagens de questões. Em GPI, temos dois psicólogos que estão fazendo um trabalho para que os alunos possam lidar com o plano de vida deles”, explicou a professora Sandra.

“No VestibaDante, a professora Patrícia [Takahashi Lopes] monta uma programação com o que o aluno precisa estudar. E o mais interessante é que os alunos da 3ª série terão o acompanhamento do professor Manoel [Resende, coordenador de física] fora do horário de aula. Para quem quer estudar no exterior, dispomos de uma equipe de apoio (U-Connection) para pesquisar e ajudar nessa decisão”, acrescentou.

Por fim, a diretora citou números que revelam a eficiência do Colégio na preparação de seus alunos para o vestibular: em 2023, o índice de aprovação chegou aos 76%, isto é, 195 egressos foram aprovados de forma direta. “O currículo do Dante é muito forte. Temos resultados excelentes para faculdades públicas, particulares e internacionais. Nós procuramos abrir o cardápio para atender uma variedade de talentos e projetos de vida.”