Equipe de basquete mirim abre Torneio Dante Alighieri com medalha de ouro

Publicado em 29 de agosto de 2012 às 13:32

O IV Torneio Dante Alighieri, realizado pelo Departamento de Educação Física do Colégio, teve sua abertura na terça-feira, 28 de agosto. E, após dois dias de competição, o Dante já pôde comemorar sua primeira medalha de ouro, conquistada pela equipe mirim masculina de basquete.

A abertura da competição foi realizada no Ginásio Túlio Nelson Canale e contou com a presença do presidente do Colégio, dr. José de Oliveira Messina, do vice-presidente, José Luiz Farina, do diretor-geral pedagógico, professor Lauro Spaggiari, e dos diretores-financeiros, João Ranieri Neto e Milena Montini.

No dia 28, após o dr. Messina dar as boas-vindas aos competidores – grupo do qual também participam, além de dantianos, alunos dos colégios Santo Américo, Mackenzie e St. Paul’s School –, foi realizado um sorteio e teve início a disputa do quadrangular do torneio mirim masculino de basquete.

Em um jogo muito difícil, o St. Paul venceu o Santo Américo por 14 a 13, garantindo uma vaga na final. Já o Dante passou pelo Mackenzie por 46 a 21, também confirmando seu lugar na disputa pelo ouro.

No dia 30, quinta-feira, na disputa pelo terceiro lugar, o Santo Américo venceu o Mackenzie por 27 a 21. Já na grande decisão, o Dante garantiu o troféu e a medalha de ouro ao superar o St. Paul´s por 23 a 12. “Foi um torneio muito bom, pois enfrentamos escolas tradicionais”, destacou o professor Adriano, técnico da equipe dantiana.

O IV Torneio Dante Alighieri segue até o dia 31 de outubro com a disputa das seguintes modalidades e categorias: basquete infantil feminino, futsal mirim masculino, handebol pré-mirim masculino, ginástica artística pré-mirim e mirim feminino e vôlei juvenil feminino.

Desde 2006, o Torneio Dante Alighieri é realizado a cada dois anos (alterna-se com a Olimpíada Interna do Colégio). A equipe campeã de cada modalidade recebe um troféu e medalhas de ouro. Os outros times também ganham medalhas: prata (2º lugar); bronze (3º lugar) e cobre (4º lugar).

“Agradecemos às diretorias executiva e pedagógica pela estrutura e pelo apoio proporcionados  para a realização desse campeonato”, disse o professor Carlos Nicolás, coordenador do Departamento de Educação Física.