Ensino Médio assiste a módulo sobre acústica

Publicado em 18 de setembro de 2014 às 10:57

O Departamento de Física do Colégio Dante Alighieri promoveu o módulo “Acústica”, em 12 de setembro, para alunos do Ensino Médio. A atividade, ministrada pela professora Cristiane Tavolaro, consistiu na realização de experimentos qualitativos para mostrar aos estudantes os mecanismos da audição e da fala.

“O objetivo foi apresentar aos alunos alguns fenômenos acústicos que não temos tempo de abordar em aula. Fizemos experimentos qualitativos demonstrativos com instrumentos produzidos a partir de materiais de baixo custo, como barbante e caixinhas de som de computador, além de usar softwares da internet”, explicou a professora Cristiane.

Os instrumentos utilizados nos experimentos foram desenvolvidos no GoPEF – Grupo de Pesquisa em Ensino de Física da PUC-SP, instituição em que a professora Cristiane também dá aulas.

“Os experimentos permitem aos alunos entenderem melhor os mecanismos da audição e da fala. Também falamos de instrumentos musicais, assunto que interessa muito aos alunos. De modo geral, não focamos em equações complicadas. A intenção foi mesmo a de mostrar a acústica de uma forma mais lúdica”, apontou Cristiane Tavolaro, destacando ainda a interatividade vista nos módulos, uma vez que os estudantes podiam utilizar os equipamentos.

no images were found