Em parceria com IGMK, Dante oferece eletivas para jovens da ONG Colmeia

Publicado em 6 de julho de 2018 às 11:43

No ano passado, o Dante firmou parceria com o Instituto George Mark Klabin (IGMK), que trabalha junto a diversas ONGs oferecendo formação pessoal e profissional para jovens de baixa renda, buscando prepará-los para o mercado de trabalho. “Nós trabalhamos com cursos profissionalizantes na área de administração e damos suporte até que o jovem consiga seu primeiro emprego”, explica Marisa Marquez, coordenadora acadêmica do IGMK. Ela quis mostrar aos jovens que dentro das escolas também existe uma área administrativa, e por isso promoveu, junto à professora e diretora-geral pedagógica Silvana Leporace, visitas técnicas ao Colégio.

“Depois disso, identificamos também a oportunidade de mostrar a eles as iniciativas do Dante para cidadania digital e segurança na internet e como isso afeta diretamente a imagem deles como profissionais. Pensamos também em oferecer as eletivas que temos no Ensino Médio”, relata a professora Verônica Cannatá, coordenadora-assistente de Tecnologia Educacional, que contou com o apoio logístico da professora Celia Regina Goulart. E assim foi feito. A partir do primeiro semestre de 2018, os jovens atendidos pela IGMK, vindos da tradicional ONG Colmeia, que fica próxima ao Colégio, participaram das eletivas de cinema, empreendedorismo e habilidades digitais, sendo esta última ministrada pelo professor de tecnologia Rodrigo Abrantes.

“O grupo era muito interessado e participativo nas aulas. Foram uma excelente turma e evoluíram muito do começo ao final do curso”, elogiou o professor de tecnologia Adriano Leonel, responsável pela eletiva de cinema. O projeto deu tão certo que vai continuar no segundo semestre, com apenas uma pequena mudança: a aula de cinema dará lugar à eletiva de comunicação e expressão, com o intuito de focar na preparação para o mercado de trabalho. Os alunos da eletiva de empreendedorismo também se mostraram muito engajados e encararam o desafio de criar uma startup, cujo projeto foi apresentado a uma banca formada por professores e funcionários da área de comunicação e marketing do Dante na última aula do curso, ministrado pelos professores Rodrigo Assirati e Karine Guaracho.

Concluindo as atividades do primeiro semestre, Verônica palestrou para a turma sobre segurança na internet, rastro digital e como melhorar sua imagem e parecer mais profissional nas mídias sociais. “É um grande aprendizado para eles e para nós também. A Colmeia e o IGMK fazem um trabalho muito sério e viemos para somar. Como educadora, penso que o meu papel é ajudar a formar o aluno para o mundo, não importa de onde ele venha. O Dante é um colégio que olha muito para a questão social, e este é apenas um dos projetos que temos”, afirma Verônica. “Para nós é muito importante poder estar no Dante e ter acesso a uma educação de altíssima qualidade, trazendo mais conhecimento para nossos jovens”, completa Marisa.