Dia sem Tela: uma experiência de reflexão e ação em tempos de pandemia

Publicado em 29 de setembro de 2020 às 14:38
Categorias:

Na próxima quarta-feira, dia 30 de setembro, o Colégio Dante Alighieri irá realizar uma atividade educacional diferente, com a proposta de um dia vivido “sem telas” voltada aos alunos do Ensino Fundamental II e Médio. Ou seja, no dia, toda a produção dos alunos deverá ser feita sem o uso de qualquer dispositivo digital.

A professora Sandra Tonidandel, diretora pedagógica do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, explica que “a ideia surgiu da necessidade que os alunos fizessem duas coisas: primeiro, que eles parassem um pouco no meio do semestre para refletir sobre o significado da pandemia, do isolamento social, sobre o que eles vêm sentindo, o que irão fazer de diferente a partir daqui e como a situação os impacta; segundo, que cada aluno fizesse uma pausa com as telas, refletindo sobre a sua relação com a tecnologia – que tem sido outro legado da pandemia”.

O “Dia sem Tela” foi proposto coletivamente pela equipe pedagógica do Dante – professores, supervisores, orientadores, coordenadoras e diretoras. Nossos profissionais entendem que é importante, para a formação integral dos alunos, que eles façam uma pausa simbólica do uso da tecnologia e se voltem à reflexão e produção de um memorial. “Um memorial do momento que eles estão vivendo, que é um período que eles irão lembrar por muitos e muitos anos”, comenta a professora Sandra.

Dessa forma, cada departamento fez uma proposta de atividade para cada série realizar no dia 30 de setembro. Os alunos deverão escolher no mínimo três atividades, que já estão disponíveis neste link ou nos roteiros de aula publicados no Moodle. E, na semana subsequente, os jovens irão dividir com professores e colegas como se sentiram durante o dia e como foi vivenciar a experiência.

Cada professor utilizou sua área para formular questões ou atividades diversas que se conectem ao seu componente curricular de maneira divertida e criativa. As atividades são das mais variadas, proporcionando aos alunos um dia de aula não tradicional, sem mediação tecnológica e com foco nas interações da pessoa humana em seu próprio ambiente físico. “A professora de artes elaborou a seguinte questão: ‘se você tomasse a vacina hoje, o que faria de diferente?’, para que o aluno responda com um desenho. A professora de italiano sugeriu receitas para que o aluno cozinhe em família; a de língua portuguesa pediu que se criasse uma roda de leitura em casa e que seja produzido um miniconto”, conta a professora Sandra.

A reflexão do “Dia sem Tela” marca o início da “III Jornada de Cidadania: só nos resta aprender”, uma ação que visa envolver toda a comunidade escolar e fomentar discussões para o alerta acerca das questões digitais. Assim, o intuito é proporcionar aos alunos, educadores e funcionários – e também às famílias – uma reflexão a respeito da importância do autocuidado, do respeito, da tolerância, da atenção para o tempo de tela, assim como de outros aspectos tão essenciais para a construção da cidadania mais ampla, que também inclui a cidadania digital.