Português Italiano Inglês Español
Siga nas redes sociais Facebook Instagram YouTube Linkedin
Home / Destaque / Institucional / Notícias

Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo palestra no Dante

Imprimir Compartilhar Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Google Plus
Em 27 de Maio de 2019

Na noite do dia 23 de maio, o Colégio Dante Alighieri recebeu, no auditório Guglielmo Raul Falzoni, o dr. Wálter Fanganiello Maierovitch, desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo e presidente e fundador do Instituto Brasileiro Giovanni Falcone de Ciências Criminais.

Profundo conhecedor do crime organizado transnacional e da luta contra a corrupção na Itália e no Brasil, Wálter possui um currículo realmente impressionante. Ele é cavaliere della Repubblica Italiana, jurista, professor de pós-graduação em direito penal e processual penal, além de professor-visitante da Universidade de Georgetown (Washington-EUA). É conselheiro da Associação Brasileira dos Constitucionalistas-Instituto Pimenta Bueno da Universidade de São Paulo (USP), ex-secretário nacional antidrogas da Presidência da República, titular da cadeira 28 da Academia Paulista de História, comentarista da rádio CBN e colaborador da revista italiana Narcomafie.

Em sua palestra, chamada “Per Non Dimenticare (Para Não Esquecer) – Giovanni Falcone e todas as vítimas da Máfia”, Walter contou a história do juiz italiano e sua luta contra a máfia siciliana. Não por acaso, a data escolhida para a palestra, dia 23 de maio, é o aniversário de morte de Giovanni Falcone, que foi assassinado pela Cosa Nostra em 1992, em Palermo. Logo após a morte de Falcone, começou a famosa operação Mãos Limpas (Mani Pulite) na Itália, que revelou um esquema de propinas entre empresários e políticos e levou à extinção todos os partidos existentes no país à época. A operação inspirou a Lava Jato no Brasil e foi idealizada por Giovanni Falcone.

Categorias: Destaque, Institucional, Notícias