Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo palestra no Dante

Publicado em 27 de maio de 2019 às 17:23

Na noite do dia 23 de maio, o Colégio Dante Alighieri recebeu, no auditório Guglielmo Raul Falzoni, o dr. Wálter Fanganiello Maierovitch, desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo e presidente e fundador do Instituto Brasileiro Giovanni Falcone de Ciências Criminais.

Profundo conhecedor do crime organizado transnacional e da luta contra a corrupção na Itália e no Brasil, Wálter possui um currículo realmente impressionante. Ele é cavaliere della Repubblica Italiana, jurista, professor de pós-graduação em direito penal e processual penal, além de professor-visitante da Universidade de Georgetown (Washington-EUA). É conselheiro da Associação Brasileira dos Constitucionalistas-Instituto Pimenta Bueno da Universidade de São Paulo (USP), ex-secretário nacional antidrogas da Presidência da República, titular da cadeira 28 da Academia Paulista de História, comentarista da rádio CBN e colaborador da revista italiana Narcomafie.

Em sua palestra, chamada “Per Non Dimenticare (Para Não Esquecer) – Giovanni Falcone e todas as vítimas da Máfia”, Walter contou a história do juiz italiano e sua luta contra a máfia siciliana. Não por acaso, a data escolhida para a palestra, dia 23 de maio, é o aniversário de morte de Giovanni Falcone, que foi assassinado pela Cosa Nostra em 1992, em Palermo. Logo após a morte de Falcone, começou a famosa operação Mãos Limpas (Mani Pulite) na Itália, que revelou um esquema de propinas entre empresários e políticos e levou à extinção todos os partidos existentes no país à época. A operação inspirou a Lava Jato no Brasil e foi idealizada por Giovanni Falcone.