Deputado italiano lamenta morte de dr. Messina

Publicado em 11 de dezembro de 2014 às 16:00

O sociólogo italiano Fabio Porta, deputado na Câmara dos Deputados da Itália desde 2008 e radicado no Brasil (eleito para representar a América do Sul), publicou, em 5 de dezembro, uma nota de pesar pelo falecimento do ex-presidente do Colégio Dante Alighieri, dr. José de Oliveira Messina.

Residente em São Paulo, o político, que conheceu dr. Messina, destacou a grande paixão do ex-presidente pela Sicília, terra natal dos Messinas, pela própria família e pela comunidade do Colégio Dante Alighieri. Ele também enfatizou a celebração da Festa da República, que enaltece as raízes italianas da instituição e de grande parte de sua comunidade.

A nota foi publicada no site do deputado e em sua página no Facebook (em italiano). Confira, a seguir, o depoimento (já traduzido em português):

“A morte de José Messina, respeitável e estimadíssimo expoente da comunidade italiana do Brasil é, para mim, motivo de profunda tristeza juntamente com uma ocasião de reflexão e lembrança da vida e do trabalho de um grande protagonista da italianidade no mundo.

Tive a honra e a sorte de conhecer Messina e a sua bela e unida família durante meus já longos anos de empenho ao lado da grande comunidade dos italianos de São Paulo no Brasil.

José Messina amava profunda e orgulhosamente a sua terra natal, a Sicília; com igual paixão era ligado à sua grande e numerosa família. Amor e paixão que Messina tinha também pela cidade de São Paulo e pelo Brasil, como foi possível perceber em seus últimos anos de vida durante os quais presidiu de maneira impecável e inesquecível a que talvez seja a mais antiga e prestigiosa instituição de educação e cultura italiana do Brasil: o colégio “Dante Alighieri”.

Conservarei para sempre em meus olhos e em meu coração as emocionantes comemorações da Festa da República; nessas ocasiões, diante de milhares de alunos, tendo em mãos as bandeiras da Itália e do Brasil, Messina proferiu discursos apaixonados e orgulhosamente ligados à valorização da presença italiana no mundo e no Brasil, em particular.

A esse meu ilustre amigo, com o qual partilhei o amor pelas origens sicilianas e a paixão pela coletividade italiana de São Paulo e do Brasil, quero dirigir um pensamento emocionado; estou certo de que seus familiares e os muitos amigos que José deixou nesta terra saberão honrar de maneira digna e adequada a sua memória, dando continuidade às muitas obras por ele conduzidas com retidão exemplar e íntegra conduta.”