Depto. de Biologia ministra módulos para vestibular

Publicado em 19 de novembro de 2013 às 10:47

A proximidade dos principais vestibulares fez com que o Departamento de Ciências da Natureza e Biologia do Colégio Dante Alighieri promovesse, em novembro, dois módulos sobre assuntos recorrentes nas provas seletivas para faculdades.

Em 6 de novembro, o professor Peterson Lopes ministrou, para os alunos da 3ª série do Ensino Médio, o módulo “Caracterização e abordagem evolutiva para grupos de animais”. Segundo o docente, o assunto é um dos mais exigidos em Biologia nos vestibulares. “A cada dez questões, duas são sobre esse tema”, explicou.

No módulo, cada aluno recebeu um tablet para resolver os exercícios que eram propostos. Assim, intercalando explicações teóricas e testes, o professor falou sobre assuntos como árvores filogenéticas (ou cladogramas) e comparação fisiológica entre grupos de animais.

“Gostei do módulo, deu para aprender. Foi mais uma revisão”, afirmou Fernanda Rozo, da 3ª série B, que pretende prestar vestibular para Publicidade e Propaganda.

“Metabolismo energético e de construção de células”

Já em 13 de novembro, coube ao professor Renato Corrêa Filho conduzir o módulo “Metabolismo energético e de construção de células”. A atividade contou com explicações teóricas e exercícios dissertativos, realizados por cada aluno em um tablet (a professora Solange Giardino, do Departamento de Tecnologia Educacional, ofereceu o apoio técnico para o uso dos tablets na atividade).

“A ideia é que vocês escrevam para treinar para a segunda fase dos vestibulares”, explicou o professor Renato Corrêa Filho aos alunos a respeito das questões dissertativas.

Ao longo do módulo, foram abordados temas como combustível celular e os processos de respiração e fermentação, e fases e funções da mitose e da meiose. Os exercícios abrangeram ainda diversas questões sobre o funcionamento da célula.