Departamento de Português do Dante inicia atividades sobre cinema e educação

Publicado em 2 de março de 2017 às 10:18

O Departamento de Português do Colégio Dante Alighieri iniciou, no dia 17 de fevereiro, o “CineDante”, atividade que busca integrar a exibição de filmes com o conteúdo estudado em sala de aula. A iniciativa, voltada a alunos do Ensino Médio, será feita mensalmente e buscará levantar discussões sobre os filmes selecionados, servindo também como apoio ao que será visto pelos dantianos em aulas futuras.

O primeiro filme exibido aos alunos foi “Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas”. A escolha teve como proposta inicial fazer com que eles observassem as semelhanças e diferenças quanto à forma com que a ficção e a realidade são tratadas no longa. O objetivo complementar consistiu no preparo dos alunos para conversas posteriores sobre os movimentos do romantismo e do realismo, temas abordados ao longo do Ensino Médio.

“Além da ligação com a sala de aula, a iniciativa também desenvolve a leitura de imagens e da linguagem cinematográfica para que os alunos aprimorem essa habilidade”, afirmou a professora Marcia Celestini Vaz, coordenadora do Departamento de Português.