Departamento de Educação Física organiza torneio de xadrez de chocolate

Publicado em 11 de outubro de 2011 às 11:47

O ginásio do Colégio Dante Alighieri recebeu, na noite de 11 de outubro, terça-feira, uma divertida e já tradicional brincadeira promovida pelo Departamento de Educação Física: o IV Festival de Xadrez de Chocolate, que contou com a participação dos alunos do Curso de Xadrez dantiano, ministrado pelo mestre internacional Jefferson Pelikian.

As regras são simples: a partida gira em torno do confronto de duas duplas que, em dado momento, ao apito do professor, são obrigadas a inverter as posições, alternando a posse das peças brancas com a posse das pretas – e comendo, lúdica e literalmente, as pedras adversárias sempre que estas forem eliminadas. Além de aproveitarem a brincadeira, o revezamento leva os participantes a estudarem o jogo por completo, analisando os próprios movimentos e o raciocínio dos adversários, o que promove um maior aprendizado para cada participante.

“Foi o 4º ano de realização dessa iniciativa trazida pelo professor Pelikian, e, novamente, o Festival de Xadrez de Chocolate foi um grande sucesso entre os alunos, e já é uma das festas que integram o calendário da Escola”, comentou o professor Carlos Nicolás, coordenador do Departamento de Educação Física.

Para os alunos interessados em participar do Curso de Xadrez do Colégio, as aulas, voltadas para estudantes dos 1os anos do Ensino Fundamental às 3as séries do Ensino Médio, são realizadas às terças e às quintas-feiras, em dois horários: das 18h30 às 19h30 e das 19h30 às 20h30.