Dantianos voltam ao Colégio e inauguram eletiva de direito em 2023

Publicado em 8 de fevereiro de 2023 às 12:47

O apreço pela educação e o interesse em direito uniram dois ex-alunos em torno de um objetivo em comum: contribuir para a formação cidadã de estudantes do Colégio. Surgiu assim a eletiva “Dante Law: Direito e Cidadania no Brasil Contemporâneo”, inaugurada neste primeiro semestre de 2023 e ministrada pelos professores Giuliana Maruca e Michel Lutaif.

A ideia de aplicar uma eletiva também reside no fato de que ambos nutrem um carinho especial pela escola, onde fizeram todo o percurso da educação básica. “Sempre gostei muito e fui apaixonada pelo Dante. Brinco que, mesmo depois de ter me formado, nunca saí daqui”, diz Giuliana, que concluiu o Ensino Médio em 2016. “Apesar de termos ido para a faculdade, traçado outros caminhos e seguido nossas carreiras, nunca abandonamos o Colégio. Sempre estivemos envolvidos nas atividades daqui”, completa Michel, formado em 2010.

Os vínculos bem estabelecidos acabariam sendo determinantes para o sucesso da parceria. Em 2021, por ocasião do Desafio Dante GEN de Empreendedorismo Social, do qual participaram como avaliadores, Giuliana e Michel estiveram no Colégio e iniciaram o esboço do projeto, que posteriormente foi aprovado pela diretoria pedagógica.

“A ideia é trazer um panorama geral sobre temas de cidadania e direitos, com enfoque muito grande na formação cidadã, que é algo que o Colégio sempre valorizou e teve por princípio”, explica Michel, graduado em direito pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em direito educacional pela mesma instituição.

Giuliana Maruca e Michel Lutaif ministram aula a alunos de eletiva

Conteúdo democrático

Embora seja voltada ao direito, a eletiva não abrange apenas alunos que desejam atuar na área. O objetivo é proporcionar benefícios a todos os participantes interessados. “O enfoque é a formação cidadã, não a formação jurídica propriamente dita. O intuito é que os estudantes se formem tendo conhecimentos básicos do que vemos nos jornais todos os dias. Isso pode ajudá-los não só desenvolvendo as habilidades de debate, argumentação e redação para vestibulares como também para questões da vida pessoal”, frisa Michel.

Passada a ansiedade e a emoção das primeiras aulas, os docentes celebraram a receptividade dos alunos e projetaram um semestre de muitos aprendizados. “Esperamos que eles tenham experiências positivas na eletiva e que se sintam estimulados a discutir, a expressar o que pensam e a escrever. Enfim, que possam levar algo daqui para a vida deles”, conclui Giuliana, bacharel em direito pela Fundação Getulio Vargas (FGV).