Dantianos vão à 2ª fase do Torneio Virtual de Química

Publicado em 30 de agosto de 2013 às 12:09

Orientados pela professora de Química Mariana Pellegrini, os alunos Victor Ramos de Oliveira, Giulia Maria Ramella e Marina Adde Anuardi, da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Dante Alighieri, se classificaram para a segunda fase do Torneio Virtual de Química.

Na primeira fase do torneio, que permaneceu aberta online de 4 a 25 de agosto, a prova foi composta por 20 questões. Destas, os alunos deveriam responder a dez, julgando as alternativas como verdadeiras ou falsas.

“Na primeira e na segunda fase, o edital do torneio sugere que os alunos procurem os professores para discutir ideias e façam pesquisas bibliográficas. Por esses motivos, as questões exigem um pouco mais de estudo”, explicou a professora Mariana Pellegrini. “Durante a semana, fizemos uma reunião e procurei orientar os alunos sobre como fazer a leitura da prova, como escolher as questões e trabalhá-las. Como no teste também havia questões da 2ª e da 3ª série do Ensino Médio (e nossos alunos são da 1ª série), eu explicava o conteúdo e eles deduziam a resposta”, completou.

Já a segunda fase do torneio estará disponível online de 29 de agosto até 28 de setembro. Serão propostas dez questões dissertativas, das quais os estudantes escolherão cinco para responder.

Caso avancem no torneio, os alunos do Dante terão que fazer questões dissertativas e objetivas na terceira fase. Como prêmio, serão oferecidas quatro medalhas de ouro, oito de prata, 12 de bronze e certificados de menção honrosa.

Além disso, os oitos melhores colocados do Torneio Virtual de Química já garantem vaga na segunda fase da Olimpíada Brasileira de Química, a ser disputada na USP.