Dantianos na esgrima: jovens disputam Campeonato Pan-americano no Uruguai

Publicado em 14 de setembro de 2023 às 16:37
Categorias:

Durante o mês de agosto, alguns dantianos participaram do Campeonato Pan-americano de Esgrima, ocorrido no Uruguai. O evento contemplou atletas de diferentes países da América e abrangeu as três modalidades do esporte: florete, sabre e espada. Nossos alunos que integraram a competição foram: Lorenzo Simonsen (5º ano F), Gabriel Polizer (4º ano D), Antônio Puccini (4º ano F), Antonella Dinucci (6º ano D), João Pedro Perito (4º ano G) e Maria Luiza Perito (4º ano I).

Campeonato pan-americano de esgrima no Uruguai

Além dos momentos de diversão, a presença na competição internacional rendeu uma experiência única aos nossos jovens, uma vez que puderam exercitar habilidades esportivas e sociais em Montevidéu – ao competirem em nível continental, puderam conversar com atletas de diferentes países e observar diversas técnicas utilizadas por outros competidores. Para muitos, aliás, foi a primeira vez disputando um campeonato de tamanha relevância.

Nossos jovens participantes do torneio se divertiram e aprenderam muito com suas lutas. Para muitos foi a primeira vez disputando em um campeonato tão grande.

Com a palavra, nossos atletas da esgrima:

“Quis começar por causa das lutas de sabre do ‘Star Wars’. Foi minha segunda competição internacional, fiquei muito feliz de ganhar a medalha”, disse Gabriel Polizer, medalhista de bronze na modalidade espada da categoria sub-9.

Lorenzo Simonsen, que terminou a competição na fase de mata-mata da categoria Infantil B, compartilhou sua experiência: “Gostei muito de participar, o Uruguai é um país bem legal, tive que aprender um pouco de espanhol, conheci a história dos outros… Tenho como objetivo participar de alguns campeonatos nacionais para ganhar medalhas e ir para as Olimpíadas”.

Dantiano Lorenzo Simonsen no campeonato pan-americano de esgrima.
Lorenzo Simonsen, esgrimista dantiano.

“Foi muito bom, é muito legal jogar com bastante gente, com pessoas de outros países. Comecei a praticar esgrima porque a atividade me interessou bastante: é um esporte rápido e bom, porque você tem que pensar bastante, e eu fico muito feliz quando jogo”, contou João Pedro Perito, que competiu até as fases eliminatórias em sua categoria, a sub-9.

Maria Luiza Perito, que chegou até as eliminatórias, comentou sobre sua trajetória: “Gostei muito. Adorei competir com outras pessoas e aprender como elas jogam. Minha inspiração é meu treinador, ele foi campeão mundial da modalidade”, revelou a dantiana, referindo-se ao cubano Guillermo Betancourt Scull, campeão do mundo por equipes em 1991 e medalhista de prata por equipes dos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992.

Já Antonella Dinucci celebrou o incentivo recebido no Dante. “Os professores daqui sabem que eu pratico esgrima, o [professor de educação física Luis Carlos] Farina me apoiou bastante, foi superlegal comigo, assim como outros professores de educação física, e isso é muito legal”, relatou a jovem, que chegou até a fase de mata-mata.

“Foi legal! Conversei com os argentinos, com os peruanos… Gostei bastante de toda a experiência”, relatou entusiasmado Antônio Puccini, medalhista nas três modalidades: ouro no sabre, prata no florete e bronze na espada.