Dantianos conquistam 22 medalhas em cinco olimpíadas de ciências

Publicado em 23 de abril de 2019 às 11:39
Categorias: , ,

No dia 04 de abril, 21 dantianos receberam medalhas em uma cerimônia solene realizada no auditório Guglielmo Raul Falzoni, com a presença de pais, professores e coordenadores. As homenagens foram resultado da participação dos alunos em cinco diferentes olimpíadas de ciências: a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), a Olimpíada Brasileira de Física (OBF), a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), a Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQ Jr.) e a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Todas as provas das competições são teóricas e individuais e foram realizadas em 2018. A participação nas olimpíadas era opcional, e os alunos que prestaram as provas receberam assistência do Dante, com treinamentos e aulas extras durante o apoio pedagógico.

No total, foram nove medalhas de ouro, seis de prata, cinco de bronze e duas de honra ao mérito, premiando alunos do 4º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. “Participar dessas olimpíadas é importante porque estimula a aprendizagem dos alunos e também porque, hoje em dia, algumas universidades (como a Unicamp) aceitam esse reconhecimento como diferencial para a seleção do vestibular”, comenta a professora Mara Pane, coordenadora de ciências do 9º ano e de química do Ensino Médio. “A oportunidade de participar de uma olimpíada externa desde os 8 anos de idade deixa os alunos muito motivados, e eles desejam, um dia, receber uma medalha. O prêmio deles também é importante porque inspira os demais alunos, incentivando outros colegas a participarem também”, completa a professora de tecnologia educacional Tania Luciano.

“Os alunos que fazem o curso extracurricular de robótica são incentivados a participar da OBI e da OBR porque, com isso, eles são desafiados a responder questões de lógica (trabalhada de forma prática na aula) e a relacionar os conceitos aprendidos na oficina com outras áreas de conhecimento, como linguagens, matemática e ciências”, explica Tania. O professor Manoel de Aquino Resende Neto, coordenador do Departamento de Física, concorda: “Nossa expectativa é que o bom resultado conquistado por esses alunos motive e inspire outros colegas a participarem também, aumentando o número de inscritos do Dante nas olimpíadas de ciências”.

As olimpíadas também oferecem aos estudantes experiências diferenciadas e bastante exclusivas, como a premiação da OBF, que é feita no Instituto de Física da USP. “A OBF é organizada pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) e terá sua cerimônia de premiação realizada no dia 25 de maio. Eu vou com o aluno receber a premiação, já que aqui no Dante ele recebeu uma entrega simbólica pelo ouro conquistado”, explica Manoel sobre a medalha de Gustavo Afonso Salustiano, da 2ª série F do Ensino Médio. “O Gustavo é um aluno espetacular. Ele gabaritou as provas dessa olimpíada. Foi um resultado impressionante, ainda mais porque a competição tem um grau de dificuldade muito elevado”, elogia o professor. Manoel conta que, na cerimônia da USP, estará presente o presidente da SBF e diretor da comissão de graduação e pessoas responsáveis pelo curso de física da universidade. Algumas fases da prova também são realizadas lá, incluindo uma prova prática no laboratório de física da USP.

Confira a lista completa de alunos premiados:

1) OBF – Olimpíada Brasileira de Física

Ouro
Gustavo Afonso Salustiano – 2ª série F

 

2) OBR – Olimpíada Brasileira de Robótica

Bronze
Mariana Junqueira Lira – 7º ano F
Matheus Espeschit Taveira – 6º ano A
Tiago Fares Menhem – 6º ano F
Vinicius Vives Bernardino Alves – 5º ano G

Prata
Gustavo Povegliano Figueiredo – 6º ano G
Juliana Moreira Castro – 6º ano G
Pedro Morales Assef – 6º ano C

Ouro
Alexys Vives Bernardino Alves – 8º ano A
Gabriel Asayama Lopes Rossini – 6º ano C
Hugo Fares Menhem – 8º ano H
Luiz Felipe Amado Durso – 6º ano A
Yuri Funayama Soares Alexandre – 8º ano B
Marco Antônio Mendes Rocha Garcia Queiroz – 4º ano J

 

3) OBI – Olimpíada Brasileira de Informática

Honra ao Mérito
Felipe Apostolos Pereira Colohoridis – 9º ano E

Bronze
Yuri Funayama Soares Alexandre – 8º ano B

Prata
Luiz Felipe Amado Durso – 6ºano A

Ouro
Alexys Vives Bernardino Alves – 8º ano A

 

4) OBQ Jr. – Olimpíada Brasileira de Química Jr.

Prata
João Pedro Moritz de Carvalho – 1ª série I

 

5) ONC – Olimpíada Nacional de Ciências

Menção honrosa
Max Guernchfeld – 1ª série J

Ouro
João Pedro Moritz de Carvalho – 1ª série I

, ,
Liceo Scientifico, opzione Scienze Applicate - Scuola Paritaria Italiana Cambridge - English Qualifications Mizzou - University of Missouri
error: Conteúdo protegido!!