Dantianos conquistam 22 medalhas em cinco olimpíadas de ciências

Publicado em 23 de abril de 2019 às 11:39
Categorias: , ,

No dia 04 de abril, 21 dantianos receberam medalhas em uma cerimônia solene realizada no auditório Guglielmo Raul Falzoni, com a presença de pais, professores e coordenadores. As homenagens foram resultado da participação dos alunos em cinco diferentes olimpíadas de ciências: a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), a Olimpíada Brasileira de Física (OBF), a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), a Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQ Jr.) e a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Todas as provas das competições são teóricas e individuais e foram realizadas em 2018. A participação nas olimpíadas era opcional, e os alunos que prestaram as provas receberam assistência do Dante, com treinamentos e aulas extras durante o apoio pedagógico.

No total, foram nove medalhas de ouro, seis de prata, cinco de bronze e duas de honra ao mérito, premiando alunos do 4º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. “Participar dessas olimpíadas é importante porque estimula a aprendizagem dos alunos e também porque, hoje em dia, algumas universidades (como a Unicamp) aceitam esse reconhecimento como diferencial para a seleção do vestibular”, comenta a professora Mara Pane, coordenadora de ciências do 9º ano e de química do Ensino Médio. “A oportunidade de participar de uma olimpíada externa desde os 8 anos de idade deixa os alunos muito motivados, e eles desejam, um dia, receber uma medalha. O prêmio deles também é importante porque inspira os demais alunos, incentivando outros colegas a participarem também”, completa a professora de tecnologia educacional Tania Luciano.

“Os alunos que fazem o curso extracurricular de robótica são incentivados a participar da OBI e da OBR porque, com isso, eles são desafiados a responder questões de lógica (trabalhada de forma prática na aula) e a relacionar os conceitos aprendidos na oficina com outras áreas de conhecimento, como linguagens, matemática e ciências”, explica Tania. O professor Manoel de Aquino Resende Neto, coordenador do Departamento de Física, concorda: “Nossa expectativa é que o bom resultado conquistado por esses alunos motive e inspire outros colegas a participarem também, aumentando o número de inscritos do Dante nas olimpíadas de ciências”.

As olimpíadas também oferecem aos estudantes experiências diferenciadas e bastante exclusivas, como a premiação da OBF, que é feita no Instituto de Física da USP. “A OBF é organizada pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) e terá sua cerimônia de premiação realizada no dia 25 de maio. Eu vou com o aluno receber a premiação, já que aqui no Dante ele recebeu uma entrega simbólica pelo ouro conquistado”, explica Manoel sobre a medalha de Gustavo Afonso Salustiano, da 2ª série F do Ensino Médio. “O Gustavo é um aluno espetacular. Ele gabaritou as provas dessa olimpíada. Foi um resultado impressionante, ainda mais porque a competição tem um grau de dificuldade muito elevado”, elogia o professor. Manoel conta que, na cerimônia da USP, estará presente o presidente da SBF e diretor da comissão de graduação e pessoas responsáveis pelo curso de física da universidade. Algumas fases da prova também são realizadas lá, incluindo uma prova prática no laboratório de física da USP.

Confira a lista completa de alunos premiados:

1) OBF – Olimpíada Brasileira de Física

Yuri Funayama Soares Alexandre – 8º ano B

Luiz Felipe Amado Durso – 6ºano A

Alexys Vives Bernardino Alves – 8º ano A

4) OBQ Jr. – Olimpíada Brasileira de Química Jr.

João Pedro Moritz de Carvalho – 1ª série I

5) ONC – Olimpíada Nacional de Ciências