Dantiano publica artigo sobre projeto do Cientista Aprendiz em site especializado

Publicado em 23 de novembro de 2022 às 18:06
Categorias: , ,
Projeto do Cientista Aprendiz é publicado em site internacional

Dar um destino adequado a resíduos provenientes de mineração foi o que motivou Pedro Valim Hespanha Gonçalves a desenvolver um projeto quando aluno do Cientista Aprendiz, o programa de pré-iniciação científica do Dante. Hoje estudante de arquitetura e urbanismo na faculdade Escola da Cidade, ele escreveu um artigo sobre o trabalho para o site do International Journal of High School Research (IJHSR), plataforma especializada na divulgação de pesquisas de alunos do Ensino Médio, que o publicou em outubro deste ano.

Desenvolvido entre 2018 e 2021, o projeto consiste na utilização de resíduos de mineração da Samarco, cedidos ao Dante, para a fabricação de materiais usados na construção civil – no caso, tijolos. A ideia de destinar essas substâncias a outros processos visa diminuir sua quantidade em barragens, abrandando os riscos de desabamento e de vazamento de rejeitos, que prejudicam a fauna e a flora no entorno de plantas industriais.

Com esse trabalho, Pedro ficou em segundo lugar na categoria 9º ano da Mostratec (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia) de 2018 e obteve o credenciamento para participar como finalista da feira Esi Mundi, na cidade de Abu Dhabi, em 2019. Além disso, conquistou o “Prêmio Projeto Destaque” na FeNaDANTE de 2019 e participou das edições de 2020 e 2021 da Genius Olympiad, um dos principais eventos do calendário internacional de competições em ciência.

Aprendendo a fazer ciência

Para a fabricação dos tijolos, Pedro usou um forno de materiais cerâmicos do Dante, por meio do qual verificou-se que o resíduo de lama de flotação seria mais adequado do que o arenoso no processo de produção. Em seguida, os tijolos foram aprovados em um teste de resistência à compressão e à absorção de água no Laboratório de Engenharia Civil da PUC-SP.

Ainda como parte do aprendizado científico, Pedro trabalhou nos últimos anos na escrita, em inglês, de um artigo no qual ele discorre sobre a metodologia e os resultados do projeto. Após passar por ajustes e ser aprovado por profissionais da área, o texto foi publicado pelo IJHSR, coroando o empenho do dantiano. “É um sentimento de dever cumprido. Estou muito feliz. Era o passo que faltava. Ter o projeto publicado representou um desfecho de um percurso”, afirma Pedro, formado no Colégio em 2021.

Orientadora de Pedro no Cientista Aprendiz, a professora Juliana Izidoro destaca o empenho do aluno ao longo do processo. “O Pedro é um estudante muito dedicado e que se empolgou muito com o projeto. Isso foi transformador na vida dele, porque o Cientista Aprendiz acompanhou toda a sua trajetória no Ensino Médio e foi importante para o amadurecimento dele também.”

O dantiano corrobora a fala da orientadora ao ressaltar a importância do Cientista Aprendiz em sua vida acadêmica. “Foi um programa que agregou muito ao meu currículo e que possibilitou a minha participação em várias feiras, como a Mostratec e a de Abu Dhabi. A experiência de fazer uma iniciação científica me ensinou muito sobre vários aspectos ligados à pesquisa. Como tinha de apresentar minha ideia para bancas de avaliadores, melhorei muito a minha comunicação, e isso me marcou bastante”, conclui Pedro.

, ,