Dantiano conquista segundo lugar na Maratona Anual de Programação Inatel

Publicado em 4 de outubro de 2022 às 13:19

O Dante obteve uma importante premiação na área de tecnologia. O aluno Artur Loreto, da 2ª série D, conquistou o segundo lugar na Maratona Anual de Programação Inatel (MAPI), realizada no dia 23 de setembro, em Santa Rita do Sapucaí (MG). Trata-se de uma competição cuja prova apresentou situações-problema que tinham de ser resolvidas por meio da linguagem Python. Ao todo, participaram do evento 28 finalistas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, sendo quatro deles do Dante, única escola da capital a disputar o torneio.

Além de Artur, o Colégio foi representado por João Kim de Melo (5º colocado), Mariana Lira (6ª) e Ana Luiza Kuhlmann (25ª), da 1ª série I – todos estiveram acompanhados pela professora de tecnologia Tania Luciano. Eles foram selecionados após participarem de uma minimaratona realizada ao final do Curso Preparatório de Programação 1.0, ministrado pela equipe do Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações) no Dante, no dia 6 de agosto, para alunos ainda sem conhecimento em programação.

Maratona Anual de Programação Inatel

O conteúdo do curso envolveu técnicas introdutórias à programação, tais como: comando de entrada e saída; variáveis; operadores aritméticos, relacionais e lógicos; estruturas condicionais e de repetição; e listas. “Foi muito bom participar do curso para aprender um pouco sobre o mundo da programação, que, para mim, era novo”, afirma Artur Loreto.

Em Santa Rita do Sapucaí, os participantes revisaram o conteúdo aplicado no curso e fizeram uma prova com três horas de duração e 15 problemas, cujas soluções eram premiadas com balões coloridos. “Poder praticar foi superimportante, porque a melhor forma de aprender é competindo. Foi muito interessante também conhecer a faculdade, que é um centro de tecnologia da região”, ressalta o dantiano. Novato em programação computacional, sobretudo em competições do tipo, Artur comemora a conquista inédita, mas afirma “que o que valeu mesmo foi a experiência de aprender a programar, pois esse era o objetivo”.

Com a intenção de estudar engenharia mecânica na faculdade, Artur ressalta que os novos conhecimentos obtidos serão importantes em sua carreira, visto que a programação auxilia na substituição de atividades mecanizadas e na resolução de cálculos mais complexos. “Na área em que vou atuar, não necessariamente vou trabalhar só com programação, mas com certeza vou usar”, prevê o estudante.

Participantes da Maratona Anual de Programação Inatel
Maratona Anual de Programação Inatel (MAPI)