Dante volta de clínica de basquete IMG nos EUA com parceria

Publicado em 21 de agosto de 2018 às 10:29

21

No último mês de julho, uma delegação do Colégio Dante Alighieri participou da clínica de basquete em um intensivo de verão promovido pela escola IMG Academy, em Bradenton, Flórida. E, durante a visita aos EUA, nossos atletas e professores se destacaram tanto que voltaram para casa com uma parceria firmada entre o Dante e a instituição americana.

“Nossos meninos representaram 10% do total de participantes da clínica e se destacaram nos treinos por seu bom comportamento, postura, uniforme sempre alinhado, performance e esforço. Ao longo da clínica, os coachs locais foram elogiando os alunos do Dante e isso chegou até o diretor da IMG, Ricky Angelicola”, conta o professor de educação física Adriano Jantalia, que acompanhou o grupo durante toda a viagem. O diretor convidou os professores do Dante para um jantar, ocasião em que conversaram sobre como o Colégio trabalha o esporte e como poderiam firmar uma parceria, estreitando laços entre as duas escolas. O objetivo é levar um número ainda maior de alunos para a clínica na IMG em 2019 e, em contrapartida, receber a visita dos americanos aqui em São Paulo. “O Ricky pretende visitar o Dante em setembro e quer trazer seus treinadores para promovermos uma clínica local aqui, dando oportunidade aos alunos que não puderam participar da viagem”, conta Adriano.

“Temos os valores muito alinhados com os deles. Acreditamos que não existe esporte sem educação e formamos cidadãos, e não apenas atletas. Eles também reforçaram a metodologia que já usamos aqui, mas treinam de forma ainda mais intensa. Lá eles treinam pesado faça chuva ou faça sol e têm muita disciplina e respeito com treinadores e colegas, noção forte de hierarquia. Esportivamente e culturalmente pudemos aprender muito”, afirma o professor de educação física Eduardo de Angelis, que em 2018 completou 25 anos de trabalho no Dante e também viajou aos EUA.

Este ano, o Dante enviou para a IMG 24 alunos de 11 a 17 anos, estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, que foram acompanhados por professores do Departamento de Educação Física. No ano que vem, a meta é aumentar o grupo e incluir também atletas dos times femininos. O Dante e a IMG contam também com a parceria da agência de intercâmbios K3, que organiza toda a viagem e quer oferecer, para 2019, melhores condições de pagamento e parcelamento maior para facilitar o acesso ao curso.

Muito além do esporte

“Na minha visão, o grande ganho da viagem foi além da parte técnica de treinamento, além das quadras. Os meninos ganharam mais responsabilidade e autonomia, tiveram de cumprir horários, ter muita disciplina, seguir regras e se comportar. Desde lavar as próprias roupas e arrumar o quarto até manter uma boa postura durante os treinos. É um crescimento enorme e o grande ganho do grupo é isso, sendo que em todo momento o ambiente era muito alegre entre eles, sem contar o intercâmbio cultural e a convivência com colegas do mundo todo, da Turquia à Nova Zelândia”, diz o professor de educação física João Rafael Ranieri, que também esteve nos EUA.

O sonho de qualquer professor de educação física

A clínica de verão da IMG oferece conhecimento técnico e uma verdadeira imersão para os alunos, que podem desfrutar de uma estrutura de primeiro mundo e aprender tudo na meca do basquete. É uma semana de treinamento muito intenso. A IMG tem 18 atletas olímpicos treinando em suas dependências, mais de 50 quadras de tênis (sua modalidade mais tradicional), 4 ginásios cobertos de basquete, 20 campos de futebol, estádio com capacidade para 5 mil pessoas, campos de baseball, lacrosse, golfe e futebol americano. A escola atende 1500 alunos e, durante as férias de verão, recebe estudantes de fora para as clínicas intensivas. No ano passado, a instituição enviou três atletas para a NBA, confirmando sua força no basquetebol americano. O campus da IMG tem mais de 500 alqueires, tamanho de uma fazenda de grande porte, e continua em expansão. Os alunos do Dante ainda puderam usar um refeitório com nutrição especializada para atletas, uma academia de ponta e um centro de fisioterapia com aparelhos de recuperação tão inovadores que ainda nem estão disponíveis no Brasil.

“Eu nunca vi nada igual. A IMG é gigantesca e tem uma estrutura que nenhum clube no Brasil tem. Tudo funciona perfeitamente e sabemos que podemos ficar tranquilos, pois nossos alunos estarão muito bem assistidos. Eles têm enfermarias, um hospital interno e convênios com mais hospitais de excelência próximos ao campus. Os adultos não têm acesso aos dormitórios dos alunos e cada edifício tem um monitor responsável, com toque de recolher às 21h. Todos os dias, postamos em um grupo privado fotos das atividades para que os pais pudessem acompanhar tudo”, conta Adriano.

“Depois dessa visita conseguimos entender por que os EUA têm o melhor basquete do mundo. É muita intensidade, entrega e dedicação dos professores. Oferecem muitas oportunidades para os alunos e eles não têm como não melhorar. Atletas de ponta treinaram na IMG, como a Sharapova e as irmãs Williams do tênis. Sem contar a estrutura, que é praticamente uma cidade esportiva. É o sonho de qualquer professor de educação física”, elogia o professor Carlos Nicolás, coordenador do Departamento de Educação Física do Dante e responsável pela viagem. “Também faço questão de agradecer todo o empenho das diretorias executiva e pedagógica do Colégio, que acreditaram nesse processo e nos deram todo o apoio e a credibilidade para levar nossos alunos ao exterior”, disse ele.