Dante tem semana voltada para segurança no trabalho

Publicado em 22 de dezembro de 2014 às 17:17

O Colégio Dante Alighieri promoveu, de 8 a 12 de dezembro, a SIPAT 2014 (Semana Interna de Prevenção de Acidentes). Durante esses dias, os funcionários da Escola puderam participar de diversas atividades voltadas para a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho e para a qualidade de vida em geral.

Na manhã de 8 de dezembro, após a diretora-geral pedagógica, profª Silvana Leporace, discursar na cerimônia de abertura realizada no auditório Miro Noschese, o professor Juvenal Luiz de França Filho ministrou um circuito de muay thai no ginásio de esportes Tulio Nelson Canale. No mesmo local, mas na parte da tarde, a professora Babi foi a responsável pela aula “Yoga e meditação no gerenciamento do stress”.

Já na terça-feira de manhã, a programação da SIPAT apresentou a palestra “Câncer de laringe, fatores de risco e prevenção”, com a dra. Elisabete Carrara de Angelis. Para completar, houve uma apresentação do coral “Sua voz”, grupo criado no hospital AC Camargo e composto por pessoas que fizeram tratamento contra câncer de laringe. À tarde, Anderson Moura, analista da empresa Vetor Seguros, falou aos funcionários sobre seguros.

No dia seguinte, a parte da manhã foi ocupada pela palestra “Alimentação saudável: a compreensão e a superação dos obstáculos”, proferida pela nutricionista dra. Ana Paula F. Bernardes Silva. Após o almoço, o professor João Rafael Ranieri realizou uma aula de circuito no ginásio de esportes.

Os professores Adriano Jantalia e Giuliana Guidoti foram incumbidos de darem um exercício laboral para os funcionários na manhã de 11 de dezembro. No mesmo dia, houve uma atividade prática da Brigada de Incêndio: foram formadas equipes que competiram entre si em uma disputa relacionada à utilização dos equipamentos de combate a incêndios.

Por fim, a sexta-feira teve uma atividade prática de primeiros socorros e uma gincana com o tema segurança do trabalho. Às 16 horas, os membros da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) reuniram-se com diretores e outros funcionários do Colégio no auditório Miro Noschese para a cerimônia de encerramento.

“A SIPAT deste ano foi, sem dúvida, muito especial, com o envolvimento e a dedicação de toda a comissão organizadora, o que se traduziu na participação efetiva de um grande número de colaboradores ”, disse Francisca Pereira de Oliveira, presidente da CIPA.

O sr. Francisco Pereira de Souza Neto, 1º Membro dos Empregados, falando em nome da vice-presidente entre os representantes dos empregados, Ana Célia da Silva Galvão, também cumprimentou a comissão organizadora e agradeceu a todos que participaram das atividades. O sr. José Tadeu de Souza, Técnico de Segurança do Trabalho, foi outro que ficou satisfeito com os resultados da SIPAT 2014.

“O que vimos nesta semana foi o comprometimento de todos com a segurança e a saúde dos colaboradores. Os temas desenvolvidos tiveram como meta principal proporcionar uma melhor qualidade de vida, assim como conscientizar a todos sobre a importância na prevenção de acidentes no trabalho”, afirmou Tadeu. “A participação de um grande número de colaboradores nas palestras, atividades práticas e na gincana abordando perguntas sobre segurança no trabalho, prevenção de incêndio e primeiros socorros foi o melhor retorno que tivemos”, completou.

Concurso de frases

Na SIPAT 2014 foi realizado um concurso de frases com os temas segurança do trabalho e meio ambiente. Eliana de Almeida venceu na primeira categoria com a frase “Funcionário de confiança é aquele que prioriza a segurança”.

Já em meio ambiente, o professor Carlos Roberto Diago, coordenador do Departamento de História, Filosofia e Sociologia, foi o vencedor com a frase “Preserve e cuide do que você depende: o meio ambiente”.

Eleição

Poucos dias antes da SIPAT, em 5 de dezembro, foi realizada a eleição para definir os membros da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) – Gestão 2015.

Confira abaixo os integrantes da Gestão 2015 da CIPA:

Representantes do Empregador:

Presidente: Francisca Pereira de Oliveira