Português Italiano Inglês Español
Siga nas redes sociais Facebook Instagram YouTube
Home / Destaque / Notícias

Dante tem Dia sem Copo

Imprimir Compartilhar Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Google Plus
Em 8 de junho de 2018

Criado em 1972 na Assembleia Geral das Nações Unidas, o Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em 5 de junho. Para comemorar a data, o Colégio Dante Alighieri promoveu o Dia sem Copo, que aconteceu em 6 de junho. A ação teve como objetivo a conscientização quanto ao uso de copos plásticos descartáveis, e, por isso, nessa data não foram fornecidos copinhos em todo o Colégio.

A professora Maricene Fernandes, do Maternal II, contou que, na preparação para o Dia sem Copo, seus alunos assistiram, na véspera, a um vídeo sobre a importância de trocar o copinho plástico por uma garrafinha não descartável ou por uma caneca, assim evitando a desnecessária produção de resíduo.

Além disso, a professora Mari explicou às crianças que no dia não haveria copos descartáveis no Colégio, orientando todos a trazerem suas garrafinhas, hábito que muitos já têm. A pequena Luisa Motta Duarte, do Maternal II, exibia sua garrafinha com orgulho, assim como seus colegas.

O Dia sem Copo não foi um projeto isolado. Ações como essa devem se repetir ao longo do ano. A ideia é propor uma agenda de mobilizações sustentáveis que abranjam todo o Colégio. Como parte das ações para diminuir o uso de copos plásticos descartáveis, o Dante já havia, no ano passado, presenteado seus colaboradores com uma caneca do Projeto Plantar. Os estagiários da orientação educacional Ariane e Gustavo apoiam a campanha. Ariane contou que, antes de ganhar sua caneca, acabava usando o copinho descartável, mas que hoje usa apenas a caneca para a pausa do café. Gustavo também usa sua caneca do Plantar todos os dias.

Para a funcionária Veronica de Barros Soutello, além da importância das ações sustentáveis do Colégio, a caneca deixa o café até mais gostoso. E mais saudável: isso porque o copo descartável, em contato com líquidos quentes, pode liberar substâncias cancerígenas.

O sucesso do Dia sem Copo foi tamanho que, mesmo após terminada a ação, no dia seguinte também não houve copinho descartável no refeitório do Colégio. O objetivo da campanha é conscientizar as pessoas a diminuir o resíduo gerado e a adotar o saudável hábito de trazer sua própria caneca, garrafa ou copo. E deu certo: alunos, professores e funcionários fizeram a sua parte, evitando que mais de 2 mil copos descartáveis fossem usados em apenas um dia.

Em consonância com o tema deste ano do Dia Mundial do Meio Ambiente, que foi Beat Plastic Pollution (algo como Combater a Poluição Plástica, em tradução livre), o Dia sem Copo faz parte da campanha “Por Amor ao Mar”, que conta com apoio da ONU e tem como meta eliminar o uso de copos descartáveis de plástico e diminuir o lixo que chega aos oceanos.

Para saber mais, clique no link, confira o vídeo e entenda por que é tão importante parar de usar copos descartáveis: http://bit.ly/dantecopinhos.

Categorias: Destaque, Notícias