Dante tem 3º Desafio de Empreendedorismo Social, desta vez de forma on-line

Publicado em 25 de novembro de 2020 às 18:53
Categorias:

No sábado, dia 7 de novembro, o Colégio realizou o 3º Desafio de Empreendedorismo Social. Apesar de a escola já ter retomado as aulas presenciais, o evento foi feito em formato on-line, como forma de não gerar aglomeração e evitar a propagação do coronavírus. Sendo assim, todos os alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio ficaram a postos em seus computadores para apresentar o resultado de seus projetos interdisciplinares desenvolvidos ao longo de 2020 para uma banca formada por acadêmicos, membros do Ministério Público de São Paulo, representantes do 3º setor e empresários.

“Para realizar esta edição fizemos ajustes importantes e treinamento sobre a plataforma com os tutores de sala e com os alunos. O resultado ultrapassou as nossas expectativas. Foi uma manhã maravilhosa, cheia de esperança e com boas ideias para um mundo melhor. Nossos alunos são incríveis, os tutores de sala foram impecáveis e os 77 avaliadores externos abrilhantaram o nosso evento. Foi uma manhã inesquecível”, comemora a professora Verônica Cannatá, coordenadora de Tecnologia Educacional do Dante.

“É um evento relevante para a escola porque conecta os alunos com problemas reais do nosso país, dando significado às ideias propostas e ampliando a visão de mundo. O Desafio de Empreendedorismo Social permite que o currículo prescrito se torne um currículo vivido intensamente por alunos e professores”, complementa a professora Verônica. O projeto é desenvolvido na matéria de Projetos Interdisciplinares, no componente STEAM-S. É no STEAM-S, inclusive, que os alunos conseguem dar forma aos seus projetos, por meio de relatórios que são preenchidos, protótipos que são elaborados, pitchs que são treinados e apresentações para o grande dia.

Apesar do ano conturbado, os alunos se engajaram em projetos de relevância para a escola e a sociedade. E como forma de reconhecer todo o esforço feito, depois da apresentação dos 158 projetos, o Colégio realizou uma cerimônia de premiação dos melhores trabalhos.

Rodrigo Assirati, um dos professores de tecnologia do Dante, explica que nos anos anteriores os alunos desenvolveram protótipos físicos de suas soluções, que eram testados para validar suas ideias. Em um ano atípico como este, eles encontraram um desafio a mais para desenvolver um projeto desta forma no modelo de educação à distância. No entanto, o professor Assirati diz que as soluções apresentadas não deixaram nada a desejar em relação às experiências passadas. “Com o isolamento social os alunos não puderam contar com a infraestrutura do FabDante, nosso laboratório maker de fabricação digital. Porém, eles contornaram o problema com muita criatividade e dinamismo. Alguns grupos projetaram seus protótipos físicos utilizando software de modelagem 3D e de prototipação eletrônica, outros propuseram soluções completamente digitais para os problemas que escolheram abordar, variando entre aplicativos de celular, sites e campanhas on-line”.

Para a professora Sandra Tonidandel, diretora pedagógica do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, o Desafio de Empreendedorismo “é fundamental para que os jovens possam propor soluções inovadoras e para que saibam apresentá-las para avaliadores externos, presidentes de empresas, cientistas de universidades, gestores do 3º setor. Isso dá uma oportunidade imensa para os alunos desenvolverem a oratória, a argumentação e o valor de apresentação de um projeto autoral”.

Confira aqui a lista dos contemplados:

– Sessão de Mentoria On-line da Link School Business
  – Sobra Zero (Isabelle Yadoya Chakur, Maria Carolina de Prospero Pecego e Mariana Ferreira dos Santos, da 1ª C)

  –  Projeto + que um livro (Bianca Boya Barcellos, Bruna Gonçalves Santos, Marina Contrucci e May Ly Kassin Erh, da 2ª I)

– Sessão de mentoria com professores da ESPM e visita guiada
– Assento Retracessível (Felipe Tsiang, Giulia El Houssami de Faria, João Pedro Arruda Cavalli Rosa Marcacini e Marco Henrique Mendes, da 1ª E)

– Bolsas de estudo em curso de curta duração da ESPM

– Cambucá (Max Alain de Fraipont Halembeck, Melina Belli Stergiou e Valentina Lopes Mansur, da 2ª E)

– Minicurso sobre Direitos Humanos da Escola Superior do Ministério Público

– Moradias alternativas através de contêineres (Beatriz Villas Boas Vale, Isabela Cintra Martins, Maria Luiza Pollastri Murray e Rebeca Polatto Pulino Palumbo, da 1ª F)

– Assento Retracessível (Felipe Tsiang, Giulia El Houssami de Faria, João Pedro Arruda Cavalli Rosa Marcacini e Marco Henrique Mendes, da 1ª E)

– Descarte de lixo inadequado em SP (Beatriz Negrão Arrais, Flávia Veasey Alves de Moraes, Giovana Fagundes Costa e Maria Clara Araujo Baptista Ferreira, da 1ª B)

– Projeto Torneira Limpa (Chiara Contegno, João André Dabdad Guillaumon, João Pedro Andraus de Haro e Yasmin Ferracciu Sammour, da 1ª E)

– Bracelete Muraro (Gabriela Eliete da Silva, Letícia Mayumi Gerhard, Mariana Maluf Martins e Natália Kauffman Zolnerkevic, da 1ª D)

– You Are Safe App (Ana Lie Guedes Pereira, Helena Lopes Neistein, Luana Costa Chung e Manuela Ribeiro Affonso, da 1ª E)

– Sobra Zero (Isabelle Yadoya Chakur, Maria Carolina de Prospero Pecego e Mariana Ferreira dos Santos, da 1ª C)

– Megalcicer: Reciclando Garrafas Pet (Ana Rita Araújo Silva, Ana Laura Pisanelli Messina, Maria Elisa Andrade Prado Teixeira e Maria Luísa Corrêa Vicentin, da 1ª D)

– Projeto No Bags (César Teixeira Calvi, Eduarda Figueiredo Guilhen, Rafael Viasey Alves de Moraes, Thiago Chohfi Giannella, da 1ª A)

– Miniestação de tratamento de água em favelas de São Paulo (Felippe Paciléo Naufel, João Augusto Gubeissi Cardoso, Luiz Felipe Zampiere Martinez e Ricardo Osso da Costa, da 1ª F)

– AmeNatureza (Gabriela Petronio Fanganiello, João Hossepian Hojaij, Lya Ynterian Polesello e Mariana Silva Squillante, da 1ª H)

–  A Preservação do Patrimônio Histórico-Cultural (André Alonso Mil Homens, Giullia Jutglar Fagundes, Maria Guimarães Dias Cabrero e Marina Barrichello Marone, da 2ª J)

– Integra-A (Felipe Garrido Magnani, Fernanda Machado Curvello Gonçalves, Maria Carolina de Santis Salles e Maria Luísa de Araújo Fortunato Freire, da 2ª F)

– SPatrimônios (Enzo Orlandeli Nichiata, Heitor Motta de Lacerda Soares, Max Guerchfeld e Rafael Coronfly Malfa Pereira, da 2ª G)

– Projeto + que um livro (Bianca Boya Barcellos, Bruna Gonçalves Santos, Marina Contrucci e May Ly Kassin Erh, da 2ª I)

– VMusic (Ana Paula Rached Catelli, Luiza Arouca de Araújo e Souza, Manuela Fongaro Marques, Maria Clara Bento Cicaroni Gibelli e Yasmin Rego Frederico, da 2ª E)

– S.O.S. PATRIMÔNIOS (Carolina Fonseca Milanez Monteiro, Gabriel Baroni Jardim de Freitas e Laura Pesaro Mazzucchi, da 2ª H)

– Alô Alô Amazônia (Amanda Adriana Monterastelli, Ana Beatriz Mollo Baía, Luiza de Donno Firetti e Sofia Gabriella Gregolini Catellani, da 2ª G)

– CIC – Cooperativa Ilha do Cardoso (Luciana de Carvalho Jorge, Marina Maluli de Britto e Nina Picchetti Valente Casas, da 2ª H)

– Cambucá – O Jogo Online ((Max Alain de Fraipont Halembeck, Melina Belli Stergiou e Valentina Lopes Mansur, da 2ª E)

– Cadeirante na Cultura (Eduardo Henrique Gazoni Lopes da Silva, Joana Carmona Munhoz, João Pedro Battistella Guerra e Marcelo Barrichello Marone, da 2ª F)

– Acessibilidade nos Patrimônios Históricos (Paulo Bonachela Pereira, Piero Napoli Ferreira e Renato Xavier Oliveira, da 2ª G)

– PRESAMAR: Projeto que ama e preserva a vida no mar (Beatriz Rufca, Bianca Moreira Costa, Carolina Salfatis Bedaque e Lara Hanssen de Camargo Barbosa, da 2ª E)

– Visita guiada ao Fórum Criminal pela Escola Superior do Ministério Público

– Bracelete Muraro (Gabriela Eliete da Silva, Letícia Mayumi Gerhard, Mariana Maluf Martins e Natália Kauffman Zolnerkevic, da 1ª D)

– VMusic (Ana Paula Rached Catelli, Luiza Arouca de Araújo e Souza, Manuela Fongaro Marques, Maria Clara Bento Cicaroni Gibelli e Yasmin Rego Frederico, da 2ª E)

– Visita à sede do Brazil Institute, do Woodrow Wilson Center

– Megalcicer: Reciclando Garrafas Pet (Ana Rita Araújo Silva, Ana Laura Pisanelli Messina, Maria Elisa Andrade Prado Teixeira e Maria Luísa Corrêa Vicentin, da 1ª D)

–   A Preservação do Patrimônio Histórico-Cultural (André Alonso Mil Homens, Giullia Jutglar Fagundes, Maria Guimarães Dias Cabrero e Marina Barrichello Marone, da 2ª J)

Liceo Scientifico, opzione Scienze Applicate - Scuola Paritaria Italiana Cambridge - English Qualifications Mizzou - University of Missouri
error: Conteúdo protegido!!