Dante sedia evento da Bocconi e celebra parceria com universidade italiana

Publicado em 26 de março de 2024 às 17:06
Categorias: , ,

Graduar-se no exterior é uma opção cada vez mais comum no projeto de vida dos estudantes. Diante desse cenário, o Dante sediou na última quinta-feira, dia 21 de março, o “Bocconi meets São Paulo”, que apresentou a alunos do Colégio e ao público em geral uma das mais renomadas universidades nos campos de economia, marketing e administração da Itália e da Europa.

Realizado no auditório Miro Noschese, o evento foi aberto pelo cônsul da Itália em São Paulo, Domenico Fornara. Em seu discurso, o diplomata exaltou os vínculos culturais e econômicos entre Brasil e Itália, além de ressaltar as oportunidades propiciadas pelo sistema educacional do país europeu.

Cônsul italiano Domenico Fornara durante evento realizado pela Università Bocconi
Discurso do cônsul italiano Domenico Fornara abriu evento realizado pela Università Bocconi

“Muitos estudantes brasileiros ou ítalo-brasileiros vão para a Itália com a intenção de estudar, seja porque as pesquisas na Itália são importantes, seja pelo estudo das ciências sociais, como a economia, que é o ponto forte da Bocconi. Na Itália há ótimos cursos e professores em um sistema muito bem organizado e interligado a diversas empresas, então este é um momento realmente importante para investir nessa relação [entre Brasil e Itália].”

Já a diretora institucional e de tecnologia do Dante, professora Valdenice M. M. de Cerqueira, celebrou a realização do evento no Colégio: “Agradecemos, como instituição, pelo privilégio de recebermos este evento e, sobretudo, pela parceria que temos com essa instituição que tanto admiramos”.

Professora Valdenice M. M. de Cerqueira discursa no "Bocconi meets São Paulo"
Diretora institucional e de tecnologia do Dante, professora Valdenice M. M. de Cerqueira celebrou parceria com instituição italiana

Em seguida, o responsável pelo recrutamento da Università Bocconi, Stefano Raimondi, discorreu sobre a história e a oferta de cursos da instituição localizada em Milão, compartilhando também informações sobre o processo de candidatura e de concessão de bolsas de estudo. A apresentação contou com o apoio do apresentador do podcast “Buongiorno San Paolo”, Alessandro Gaini.

O público ainda teve a oportunidade de fazer perguntas e tirar dúvidas a respeito dos temas tratados no encontro. Ao final do evento, todos foram convidados a desfrutar de um coquetel no pátio do edifício Michelangelo.

Representante da Università Bocconi faz apresentação no Dante
Stefano Raimondi apresentou as oportunidades oferecidas pela Università Bocconi

Interessado na área de ciências da computação, o aluno Lorenzo Tomezzoli, do 3º Liceo, disse que o evento o convenceu a considerar a Bocconi como uma das alternativas para graduação. “Algo que achei importante é a forte presença da matemática e do raciocínio lógico nas provas de admissão, porque, no futuro, as áreas de computação e de programação estarão intrinsecamente ligadas a diversas profissões.”

O dantiano ainda comentou sobre o evento ter sido realizado nas dependências do Colégio. “Estabelecer uma relação com universidades italianas cria um vínculo muito mais forte com os valores da escola. Não foi à toa que essa palestra foi ministrada no Dante. Somos uma escola que promove uma ligação direta com a cultura, a língua e a educação italianas.”

Alunos do Liceo no "Bocconi meets São Paulo"
Alunos do Liceo Scientifico aprovaram realização do evento nas dependências do Colégio

Sua colega de turma, Isabela Cordeiro também se mostrou satisfeita com a aproximação do Dante com a instituição italiana. “Considerando que eu faço Liceo, fiquei muito feliz com a vinda da Bocconi. Afinal, estou estudando para me graduar na Itália, e um evento assim nos ajuda muito a tomar decisões importantes”, disse a aluna, que pretende estudar business ou direito na faculdade.

Por fim, a coordenadora do Liceo Scientifico, professora Angela Angoretto, comemorou a adesão do público e destacou que a iniciativa mostra o alinhamento do Dante aos diferentes projetos de vida de seus alunos. “Cada vez mais os estudantes estão procurando uma universidade no exterior. E a Bocconi é uma faculdade particular de excelência, importante a nível europeu, com seus cursos muito bem ranqueados. Com eventos e parcerias, o Colégio vai ampliando e fortalecendo sua proposta de internacionalização.”

, ,