Dante reúne pais e alunos para celebrar volta do currículo italiano ao Colégio

Publicado em 22 de fevereiro de 2022 às 15:30
Categorias: , ,

Sábado, 19 de fevereiro de 2022. A data representa um marco histórico para o Dante, que voltou a realizar um evento presencial com pais e alunos após um hiato de quase dois anos em função da pandemia do novo coronavírus. O 1º Encontro das Famílias ECCE apresentou novidades sobre o curso aos responsáveis, que compareceram em grande número ao auditório Miro Noschese.

Este ano assinala a implementação do ECCE Tre (Liceo), equivalente italiano ao Ensino Médio brasileiro, mas com quatro anos de duração e início no 9º ano do Ensino Fundamental.

Por ser bicurricular, o curso confere ao aluno o certificado do currículo brasileiro e a preparação adequada para se candidatar ao Esame di Stato e obter, mediante aprovação nesse exame, o diploma do currículo italiano. Assim, o estudante estará preparado para o processo seletivo das universidades brasileiras, italianas e de qualquer país da União Europeia.

Presidente do Dante, dr. José Luiz Farina fez discurso emocionado sobre a volta do currículo italiano ao Colégio

Dante próximo de “sonho”

Com o Liceo, o Dante fica mais perto de obter a aprovação do Ministério da Educação da Itália pela equivalência ao diploma italiano, algo que foi comemorado pelo presidente do Colégio, dr. José Luiz Farina.

“Hoje é um dia especial. Todos sabem que até 1942 os alunos do Dante tinham duplo diploma. Depois da Segunda Guerra, infelizmente, isso não foi mais possível. E essa luta está sendo reconquistada com muito amor, competência, dedicação e apoio do Consulado Italiano”, celebrou o mandatário.

A vice-cônsul da Itália em São Paulo, Livia Satullo, vê o Dante próximo da equivalência ao diploma italiano

Coordenadora do ECCE/Liceo, a professora Angela Angoretto explicou o propósito do encontro e também manifestou o desejo pela chancela do órgão italiano: “O evento foi muito importante porque o ECCE é um percurso educacional de excelência, que está crescendo cada vez mais. Era importante mostrar e divulgar aos pais esse trabalho. O nosso sonho é que possamos ser reconhecidos pelo Ministério da Educação da Itália”.

Vice-cônsul da Itália em São Paulo, Livia Satullo deixou a comunidade dantiana otimista sobre a realização desse sonho. “Esperamos finalizar tudo isso o mais rápido possível, porque o Colégio merece. Esta é uma escola de excelência em termos de qualidade de ensino e de infraestrutura”, afirmou.

Diretora-geral educacional, a professora Valdenice Minatel destacou o suporte ao aluno na escolha por universidades na Europa

Mais novidades no ECCE

Uma das novidades apresentadas na cerimônia foi a assistência oferecida ao aluno em sua escolha por uma universidade no exterior. “A professora Angela Angoretto dá todo apoio na relação com as universidades, mas agora temos também uma conselheira que vai fazer todo esse acompanhamento, para que os alunos possam estudar na Europa ou na Itália, se assim desejarem”, disse a professora Valdenice Minatel, diretora-geral educacional.

Outro incremento ao curso se refere ao inglês, disciplina que passa a ganhar mais evidência no ECCE, com a aplicação de exames de proficiência da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

“Com a carga horária ampla que temos no ECCE e no Liceo, é possível fazer um trabalho ainda mais intensificado, para que o aluno seja capaz não somente de ler e escrever mas sobretudo de falar com fluência nessa língua”, explica a professora Milena de Matos Carmona, coordenadora do Departamento de Inglês.

Mãe do aluno Alexandre, do ECCE Due, Marcia Mathias aprovou o bicurricular italiano

Mães recomendam o ECCE

Em depoimento a todos os presentes no evento, Marcia Mathias contou que matriculou o filho Alexandre por ele ser cidadão húngaro e poder aproveitar melhor o diploma italiano, que possibilita o ingresso às instituições de toda a Comunidade Europeia: “Conversando com amigos que estudaram no exterior, vimos que isso [cidadania húngara] não era suficiente. Se o Alexandre quisesse estudar na Europa, por não ter estudado o currículo europeu, ele entraria numa cota de estrangeiro”.

“Ter um currículo italiano é o que faz a diferença, porque ajuda o aluno a entrar na universidade”, afirma Marcia.

Carla Luzzati, mãe da Anna e da Giulia, alunas do ECCE Uno, corrobora a opinião de Marcia. “Para entrar em qualquer faculdade da Europa, é necessário um diploma de um colégio europeu. E o que o bicurricular italiano do Dante traz é justamente isso: a criança vai sair do Colégio com um diploma brasileiro e outro italiano, ou seja, com uma abertura para a Europa”, destaca.

Na escola, os alunos do ECCE participaram de atividades como basquete, vôlei, quebra-cabeças e caça ao tesouro
, ,