Dante recebe premiado escritor e ilustrador para atividade lúdica com alunos do Jardim

Publicado em 12 de maio de 2022 às 13:28
Categorias: , ,

No Jardim do Dante, os alunos são incentivados a se aproximar dos livros e a entender sua dinâmica. Dentro dessa proposta, a equipe pedagógica seleciona algumas obras infantis e as apresenta aos pequenos dantianos. Assim, no dia 10 de maio, o Colégio recebeu o premiado escritor e ilustrador Alexandre Rampazo para comandar uma atividade lúdica e interativa na Biblioteca Gianfederico Porta.

Na sala destinada à literatura infantojuvenil, o autor foi apresentado aos alunos, que o receberam com muito entusiasmo, visto que já iniciaram o estudo de suas obras. Utilizando um cavalete e uma caneta bastão, Rampazo desenhou uma história que foi sendo construída com as sugestões das próprias crianças, de modo a exercitar o poder da criatividade.

“É justamente no momento de maior proximidade com o leitor que se entende a dimensão que o livro alcança. E o mais valioso disso tudo é a troca, entender como o livro chegou para essas crianças e repertoriá-las no sentido de entenderem o mundo de outra forma, a partir de outro olhar e perspectiva. Por isso é fundamental o encontro do autor com seu leitor”, afirmou Rampazo.

Formado em design, Alexandre atuou como publicitário antes de enveredar para a área literária, em 2008. Seus primeiros projetos consistiam em ilustrar obras de outros profissionais. Com o passar do tempo, contudo, ele começou a se dedicar a um trabalho mais autoral, escrevendo e ilustrando seus próprios livros.

Vencedor do Prêmio Jabuti 2015 por suas ilustrações em “Os olhos cegos dos cavalos loucos”, Rampazo ressaltou a importância da literatura na formação educacional das crianças. “A arte existe para conseguirmos entender o que o mundo é, e a literatura tem um facilitador, pois o leitor se transforma no personagem que está sendo lido. Uma das coisas mais importantes dentro da literatura infantojuvenil é a possibilidade de a criança começar a fazer um exercício de empatia, de estar no lugar do outro, de entender o que o outro é. A partir disso, você tem uma compreensão maior de mundo.”

Estudando a obra do autor

A visita de Alexandre Rampazo faz parte de um estudo sobre as obras do autor. A cada semana de maio um livro será apresentado aos alunos do Jardim na Sala do Conto, na biblioteca. “A ideia de trazê-lo é customizar a persona do autor, que para as crianças é tão mágica e diferente. Foi uma atividade que valeu muito para as crianças, que puderam conhecer o autor e ver como ele também é uma pessoa”, disse a professora Bianca Sabbag, coordenadora do Jardim e do 1º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com Bianca, quanto mais intenso for o contato com os livros nesta faixa etária “melhor será a relação futura com a leitura”. “Não é porque as crianças não leem que elas não terão acesso a livros, a autores e a ilustradores. O objetivo é mostrar para elas que os livros fazem parte de nossa vida, e isso gera interesse e engajamento com a leitura”, concluiu.

, ,