Dante recebe palestra da Semana da Língua Italiana

Publicado em 28 de outubro de 2014 às 17:16

O Colégio Dante Alighieri sediou, em 21 de outubro, a palestra “La língua italiana oggi”, ministrada pelo professor Rosario Coluccia, da Università del Salento. O evento integrou a programação da Settimana della Lingua Italiana nel Mondo, que, em 2014, foi realizada de 20 a 25 de outubro com o tema “Scrivere la nuova Europa: editoria italiana, autori e lettori nell’era digitale”.

Segundo a professora Angela Angoretto, coordenadora do Departamento de Italiano do Dante e representante do Colégio na organização da Semana da Língua Italiana em São Paulo, em 2014, o evento teve um caráter mais acadêmico, voltando-se, principalmente, para professores.

A palestra no Dante foi aberta a professores de diversas escolas e a alunos dantianos que estão fazendo um curso de preparação para prestar o exame de certificação em língua italiana da Università di Siena.

Em sua fala, Rosario tratou tanto da língua italiana clássica quanto da mais moderna, falada pelos jovens atualmente. O professor também apresentou frases da “Divina Comédia”, de Dante Alighieri, que contêm expressões e palavras que são utilizadas até hoje.

Rosario Coluccia disse ainda que, na Itália, hoje, estão sendo usados muitos termos estrangeiros (“inglesismos”) que ele considera desnecessários.

Para Angela Angoretto, o evento serviu para deixar os professores de Italiano do Dante mais atualizados. “Achei essa palestra importante para termos um maior contato com a língua italiana como ela é utilizada hoje na Itália. Pois a língua está em constante evolução. Então, essa palestra foi muito válida para nós nos atualizarmos em relação a essas mudanças”, avaliou.

Sobre a Settimana della Lingua Italiana nel Mondo

Desde 2001, o evento é realizado anualmente pelo governo da Itália em diversos países do mundo para promover o italiano como uma grande língua de cultura clássica e contemporânea.