Dante recebe mais uma vez a certificação de Escola Digital Segura

Publicado em 21 de dezembro de 2017 às 10:50

O Colégio Dante Alighieri recebeu por mais um ano consecutivo o selo “Escola Digital Segura”, que, desta vez, refere-se ao calendário 2017-2018. Conferida pelo Instituto Istart, a certificação reconhece as instituições educacionais dedicadas ao desenvolvimento de projetos pedagógicos voltados à tecnologia, com foco na educação em ética e segurança digitais.

O Instituto Istart verifica se as escolas são capazes de oferecer aos seus alunos o acesso à tecnologia e também se são capazes de orientá-los no uso ético, seguro e legal da tecnologia. Para isso, os indicadores usados na medição são distribuídos em quatro especialidades: (1) infraestrutura tecnológica, (2) conscientização do corpo discente e de toda a comunidade relacionada, (3) elaboração de regras e procedimentos quanto ao uso da tecnologia, e (4) capacitação de colaboradores e docentes.

Para receber o selo, o Colégio passou por uma avaliação técnica em quatro categorias: pedagógica, tecnológica, social e normativa. Foram analisadas ações como a capacitação dos professores para uso de tecnologias digitais, a promoção de eventos de conscientização do tema e a realização de palestras para o corpo docente.

Para a coordenadora-geral de Tecnologia do Dante, Valdenice Minatel, o selo é um reconhecimento externo das ações que o Colégio tem promovido com os alunos e as famílias para que todos tenham uma vida digital segura e saudável. A certificação exige processos comprobatórios que só podem ser executados com a ajuda de muitas frentes dentro da escola. “Aproveito para agradecer a todos que ajudaram, já que houve uma mobilização de todo o Colégio.”