Dante recebe formandos em colação de grau

Publicado em 26 de dezembro de 2013 às 14:43
Categorias: ,

O Colégio Dante Alighieri recebeu, nos dias 18 e 19 de dezembro, alunos da 3ª série do Ensino Médio de 2013 e seus familiares para a realização da colação de grau. A cerimônia foi promovida em duas ocasiões para acolher devidamente os convidados. Na primeira noite, foram chamados os estudantes da 3ª série A à 3ª série D, enquanto, na noite seguinte, foi a vez de formandos da 3ª série E à 3ª série H ganharem o canudo.

A mesa diretora reuniu, nos dois dias, o presidente do Colégio, dr. José de Oliveira Messina, o presidente da AEDA, dr. Paolo Fabbriziani, a diretora-geral pedagógica, Silvana Leporace, a coordenadora do Serviço de Orientação Educacional, Elenice Ziziotti, e a assistente da diretoria Suely Matiskei. Dr. Bernardo Fontana, conselheiro do Colégio, e sr. Salvador Pastore Neto, diretor secretário do Dante, compuseram a mesa em 18 e 19 de dezembro, respectivamente, em virtude da colação de grau de familiares.

A professora Silvana Leporace lembrou, em seu discurso, que vivemos em tempos bastante diferentes em comparação com os de gerações passadas. A época atual, diz ela, é muito mais permeada pela novidade e pela busca por novas respostas. “A mudança se processa em ritmo tão intenso que parecemos não acompanhar. Os caminhos percorridos hoje não são os mesmos de outros tempos. Antes, havia poucos, mas bem definidos, caminhos. Hoje é o contrário”, disse. “A comunicação está, cada vez mais, sem obstáculos. E não temos mais tantas receitas e respostas. Vocês são de uma geração que construirá uma vida em busca de novas respostas”, afirmou. “Este é um ciclo que se fecha, e também é importante que vocês sejam gratos a todos que os ajudaram a chegar aqui. Hoje, o Colégio Dante Alighieri agradece a vocês que ajudaram a construir parte de nossa história”, concluiu a diretora-geral pedagógica.

Para o presidente da Associação de Ex-alunos do Colégio Dante Alighieri, a colação de grau é um momento que oferece grandes reflexões aos formandos. “Hoje é um dia festivo, que marca uma etapa importante. É, também, o momento em que vocês param um instante e observam todo o caminho percorrido até hoje. Nota-se que o Colégio Dante Alighieri prepara, com muito cuidado, as pessoas em âmbitos variados. Há uma boa carga cultural e o ensino de valores que remetem aos bons cidadãos, ensinamentos dos mais valiosos”, afirmou. “Vocês deixam o Colégio, e agora serão muito bem-vindos à Associação de Ex-alunos do Colégio Dante Alighieri.”

Já o presidente da Escola, dr. José de Oliveira Messina, destacou o papel dos pais ou responsáveis na formação dos jovens e lembrou a trajetória centenária do Colégio.
“A formatura tem vários significados que a tornam especial. Não é só a conclusão dos estudos aqui, mas também o reconhecimento de todo o percurso percorrido por vocês e também por seus genitores, que, desde que vocês nasceram, passaram por um longo processo de preocupação com relação à sua educação”, afirmou, lembrando, também, do considerável crescimento da comunidade dantiana no decorrer dos 102 anos de existência da instituição. “Hoje, há 261 alunos se formando, enquanto em 1934, quando ingressei no Dante, havia 434 alunos matriculados. E, em 2014, teremos quase 4,6 mil alunos por aqui.”

Nas cerimônias, os três formandos com desempenho mais notável no decorrer do ano também foram homenageados. Em terceiro lugar, ficou Bruno Ferrari (3ª H); em segundo, Luciana Moreira Kanarek (3ª A); em primeiro, Flávio de Ávila Fowler (3ª C).

Cerimônia do dia 18

O paraninfo do dia 18 foi o professor de História Jackson Fergson Costa de Farias. Nessa ocasião, a professora do Ensino Infantil Thais de Almeida Pedreira foi escolhida como madrinha dos formandos em consideração aos tutores que receberam os alunos no primeiro ano de estudos. Os professores Carlos Roberto Diago, Sérgio Barbosa de Souza, Marcelo Spínola da Silva, Cláudia Regina Lacerda Tuoni, Liliana Maria Juliano, Renato da Silva Corrêa Filho e Marcelo Jorge de Moraes também foram homenageados e ajudaram o paraninfo na entrega dos canudos.

O professor Jackson ressaltou a participação dos pais e dos funcionários do Dante no crescimento dos formandos. “Vocês se lembram de quando traziam seus filhos pequenos e sonolentos ao Colégio, tanto quanto se lembram das reuniões a que vinham para ver que nem tudo estava ‘de boa’ como os filhos garantiam estar. Eles são suas joias maiores e mais valiosas, e estiveram nas mãos de um batalhão de pessoas aqui dentro. São centenas de trabalhadores”, disse, se dirigindo, em seguida, aos formandos. “Continuem a ensinar as pessoas ao seu redor e mostrem os valores que vi em vocês. Continuem tendo afinco pelo aprendizado e se engajem em causas justas. Combatam as injustiças que, infelizmente, não param de crescer”, complementou.

Os oradores, nesse dia, foram os alunos Bianca Spina Papaleo e Walter von Söhsten Xavier Lins. Gratos pelo suporte de todas as pessoas envolvidas no processo de aprendizado – e também pelos puxões de orelha que receberam –, eles relembraram que os formandos devem seguir em frente em busca de novas conquistas. “Muitos mestres nos trataram como filhos e se esforçaram para que nos tornássemos cidadãos melhores. Sentiremos falta do uniforme, das férias, dos intervalos e amigos que fizemos, e levaremos tudo isso conosco sempre. O Dante oferece laços muito fortes, pois os amigos viram irmãos”, afirmou Bianca.

Walter aproveitou para dar conselhos sobre o que os formandos devem esperar daqui para frente. “Vamos olhar para o futuro e lembrar de alguns conselhos. Um deles é que o mundo não é justo. Precisamos ser fortes para conhecer e superar as nossas fraquezas, tanto quanto precisamos de coragem para enfrentarmos os desafios que virão”, disse.

Dia 19

No dia 19, o paraninfo foi o professor de História Lucas Kodama Seco. Os professores Renato Melhem Dalla, Sérgio Barbosa de Souza, Lauro Ivan Tangerino, Rita Maria Magalhães Marques, Walter Pacheco Russo e Everaldo Marino Vellardi também receberam homenagens. A professora da antiga 1ª série do Ensino Fundamental Solange Teodora Ladeira foi a escolhida como madrinha dos formandos.

Para o professor Lucas, os alunos devem viver uma vida de inspiração e de mobilização pelo bem da sociedade. Como exemplo, ele mencionou o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, e parte dos discursos do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e do secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, a respeito do ícone da luta contra o apartheid.

“Obama disse: ‘Ele (Mandela) me faz querer ser um homem melhor’. Ban Ki-moon disse, por sua vez: ‘Ele foi um dos maiores líderes que já conheci’. Notamos, aí, considerações que vocês devem levar para a vida. Por um lado, devem buscar inspiração em grandes exemplos. Por outro, vocês também devem tentar inspirar as pessoas para buscar um mundo melhor”, afirmou Lucas.

Os formandos Gabriel Apicella Giannoni e Giovana Cassavia, escolhidos como oradores, fizeram um discurso bem-humorado lembrando diversos momentos de suas vidas na escola, desde a infância até o fim do Ensino Médio.

Giovana comentou, posteriormente, o trabalho intenso da instituição em busca da oferta de bons valores aos estudantes. “São mais de 100 anos trabalhando com essa tradição e dedicação que enaltecem a relevância da educação e do respeito”, comentou. Gabriel, por sua vez, garantiu que a Escola deixará uma marca na vida de todos. “Tendo estudado aqui durante um ou 13 anos, o Colégio te marcou de alguma maneira. Há 11 anos, chorei para entrar na Escola pela primeira vez. Hoje, choro por deixá-la.”

no images were found

,
Liceo Scientifico, opzione Scienze Applicate - Scuola Paritaria Italiana Cambridge - English Qualifications Mizzou - University of Missouri
error: Conteúdo protegido!!