Dante recebe ex-aluno para palestra sobre crise hídrica

Publicado em 29 de maio de 2015 às 10:06

O Colégio Dante Alighieri recebeu, na manhã do dia 27 de maio, o ex-aluno e presidente da ONG Akatu, Helio Mattar, para uma palestra sobre consumo, meio ambiente e a crise hídrica”. Direcionada aos alunos do Ensino Médio, a apresentação abordou os problemas responsáveis pela crise nacional e mundial da água, além de realçar um conjunto de boas práticas para melhor utilização do recurso.

Helio Mattar, ex-aluno do Colégio Dante Alighieri, é formado pela Escola Politécnica da USP, com títulos de Mestre e Ph.D pela Universidade de Stanford. Trabalhou como executivo durante 22 anos em empresas nacionais e multinacionais, assim como em seus próprios negócios. Foi um dos fundadores do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, do qual é associado curador. É membro de diversos Conselhos e Comitês de empresas e de organizações sociais no Brasil e no exterior. Foi membro do Conselho de Consumo Sustentável do Fórum Econômico Mundial por 6 anos e é atualmente membro do Conselho sobre o Futuro da Indústria Automotiva e o Transporte Pessoal do mesmo Fórum. Foi idealizador, um dos fundadores e é, atualmente, Diretor Presidente do Instituto Akatu.

No início da palestra, Mattar falou a respeito da sociedade do consumo, destacando o preço que esse modelo cobra com o crescimento populacional, como, por exemplo, a insustentabilidade social. O sonho de que precisamos comprar sempre mais do que necessitamos criado pelo ideal capitalista também acaba ocasionando um crescimento no consumo e agrava ainda mais as diferenças sociais. De quebra, afirmou que, para um maior equilíbrio no acesso aos bens e serviços, as mudanças deveriam implicar não necessariamente uma diminuição do consumo, mas – sim – uma reformulação do modo com que lidamos com o consumismo.

Em um segundo momento, o palestrante abordou o tema da crise da água. Explicou as diferenças na quantidade de água doce e salgada, enfatizando a disponibilidade ou escassez da primeira ao redor do mundo conforme as diferentes camadas da população. Também falou sobre os efeitos do aquecimento global, apresentou dados sobre o consumo da água no Brasil e mostrou práticas que podemos adotar no nosso dia a dia para economizar o recurso.

Por fim, os alunos puderam fazer perguntas ao palestrante. Um dos presentes formulou uma pergunta a respeito de como as empresas costumam utilizar a água e o que poderiam fazer para melhorar o seu manejo. Outro questionamento se estendeu sobre quais seriam as atitudes que nosso governo poderia adotar para amenizar e até mesmo impedir a crise hídrica no Brasil.

Para Helio Mattar, o assunto da palestra é de extrema importância para os alunos que caminham para a conclusão da etapa escolar. “Eles ainda estão na fase de formação de valores e, assim, podem entender a real situação em que o mundo se encontra e formar uma opinião mais crítica em relação ao assunto”, afirmou. “É fundamental trabalharmos individualmente para o bem comum e lembrar que é necessário ter o suficiente para todos sempre”, completou.

no images were found