Empresa realiza curso de lousas digitais no Dante

Publicado em 5 de março de 2013 às 14:32
Categorias: ,

Professores de vários departamentos do Colégio Dante Alighieri começaram, no dia 25 de fevereiro, a participar de um curso de especialização no uso da lousa digital, equipamento disponível em todas as salas de aula da escola. Vinte professores realizarão, no decorrer de 2013, uma série de atividades presenciais e on-line para o domínio dos recursos existentes na ferramenta, que se utiliza de tecnologia SMART.

Na aula inaugural, a diretora-geral pedagógica do Dante, profª Silvana Leporace, ressaltou a importância de os professores terem conhecimentos atualizados sobre os sistemas adotados para o ensino. “Esse curso é de grande importância, pois, no Colégio, optamos por aderir a novas tecnologias. E, então, os professores precisam aprimorar seus conhecimentos para tornar o processo educativo melhor para todo mundo”, afirmou a diretora.

A coordenadora do Departamento de Tecnologia Educacional, profª Valdenice Minatel, endossou as palavras da professora Silvana e comemorou o fato de o curso contar com professores de diferentes áreas. “Basicamente, todos os departamentos estão representados aqui, e, desse modo, será mais fácil compartilhar e multiplicar o conhecimento com os outros professores do Colégio, fazendo isso de maneira eficiente e rápida. Dessa forma, vocês poderão tanto oferecer mais excelência aos alunos em suas aulas, como também se tornarão melhores como profissionais”, explicou.

Na apresentação do curso, Mariane Camargo, na qualidade de representante da SMART,  explicou que o Dante é a escola modelo de sucesso no uso dessa tecnologia na América Latina. “O Dante foi a primeira e, até o momento, a única escola da América Latina a ser considerada modelo para nós. Isso significa que todos os nossos clientes, ao buscar casos de sucesso nessa região, saberão um pouco mais do Dante, e, como já ocorreu, podem vir à instituição para conhecer melhor o uso da ferramenta aqui”, afirmou.

A empresa organizadora do curso é a chilena Módulo4, especialista em soluções em âmbito educacional por meio do sistema SMART. O coordenador do curso é Peter Krisam, responsável por trazer a primeira lousa interativa à América Latina, há 16 anos. “Como exemplo, destaco quando inserimos essa tecnologia em uma escola muito pobre no Chile, que ficava em último lugar em qualidade. A escola foi para a primeira colocação após reformulação no sistema de ensino com o uso da lousa interativa”, explicou, ressaltando que esse recurso oferece opções demais para ser utilizado meramente como meio para exibição de slides.

O curso se divide em cinco etapas. Na última delas, os professores passarão por uma avaliação e, se forem aprovados, receberão certificação atestando o adequado conhecimento no uso das ferramentas educacionais oferecidas pela empresa.

Um ponto, aliás, a merecer destaque é que a SMART possui uma plataforma chamada SMART Exchange, pela qual professores do mundo todo podem tornar acessíveis trabalhos que desenvolveram em sala de aula. Qualquer pessoa pode acessar a plataforma, fazer o download de conteúdo e adaptá-lo à realidade de sua escola e país.

As primeiras aulas

A professora do 5º ano do Ensino Fundamental Eloá Azzena Parada disse que viu no curso uma grande oportunidade de aprimorar suas habilidades com a lousa digital. “De todos os recursos que o Dante disponibiliza para os professores, a lousa é o que menos domino. Eu usava mais essa tecnologia para fazer projeção, e a lousa é muito mais do que isso. Por isso, decidi conhecer outras possibilidades”, explicou.

“Virei fã da lousa. As primeiras aulas de que participei já tiveram grande impacto no modo com que preparo o conteúdo que passarei aos alunos. Já inseri novos recursos em diversas disciplinas, como matemática e geografia”, complementou a professora Eloá.

Para a professora de Português Katia Villari, a lousa digital está, mais do que nunca, fazendo parte da vida do professor. “Há várias ferramentas que podem enriquecer muito a sua aula. Eu aderi há bastante tempo à tecnologia touch, e considero muito importante participar desse curso. Já montei alguns exercícios diferentes, baseados nas explicações do professor, e estou utilizando ferramentas que não conhecia”, afirmou.

Para a professora de Química Sandra Miceli, as ferramentas a que os professores têm acesso também ajudam a prender a atenção do aluno. “Dependendo da faixa etária dos alunos, eles não conseguem se concentrar por mais de 15 minutos em uma aula convencional. Então podemos inserir recursos audiovisuais no material que preparamos, e isso facilita muito o aprendizado”, explicou a professora Sandra. “Na verdade, nós também aprendemos muito no decorrer do curso com as trocas entre professores de áreas variadas que trabalham com alunos de diferentes faixas etárias.”

A professora Verônica Cannatá, que trabalha no Departamento de Tecnologia Educacional e tem grandes conhecimentos relacionados a essa tecnologia, acompanhará os alunos do curso no decorrer do ano. Ela é considerada pela SMART “professora multiplicadora”, profissional especializada na instrução do uso dos recursos a professores do Colégio. Delan Lima, do Departamento de Tecnologia da Informação, dará suporte na infraestrutura do curso no decorrer do ano.

“O começo do curso [com uma semana de aulas presenciais] foi muito especial. Mais que trazer a instrumentalização, complementou práticas pedagógicas daqui, mas também trazendo experiências de outros países, oferecendo vínculos de professores e várias disciplinas”, explicou a professora Verônica, que entrou em contato com professores renomados no uso dessa tecnologia do Chile e da Colômbia.

,
Liceo Scientifico, opzione Scienze Applicate - Scuola Paritaria Italiana Cambridge - English Qualifications Mizzou - University of Missouri
error: Conteúdo protegido!!