Dante recebe competição interescolar de xadrez

Publicado em 20 de agosto de 2012 às 19:01

O Colégio Dante Alighieri sediou, no último sábado (18), a 1ª Etapa de Xadrez da Liga de Esportes Escolares (LE²). A direção da modalidade na LE² está sob a responsabilidade do mestre Jefferson Pelikian, que dá aulas do esporte aos dantianos há 12 anos. Pelikian foi técnico da Seleção Brasileira de Xadrez em 15 mundiais e Panamericanos.

Este é o primeiro ano em que o xadrez participa da organização do grupo, que também realiza eventos de basquetebol, futsal, ginástica artística, handebol, voleibol e natação. A atividade contou, ainda, com murais cheios de curiosidades relacionadas ao jogo, como os estímulos cognitivos a que os enxadristas se submetem, e poesias escritas abordando o esporte. Um trecho de ‘Ouvi contar que outrora’, de Fernando Pessoa (sob o pseudônimo Ricardo Reis), ficou disposto no ginásio.

No total, 68 alunos, de oito a 16 anos, participaram do evento. Eles representaram dez colégios da cidade. De 24 medalhas de ouro, prata e bronze entregues aos mais bem posicionados ao término do evento, 11 ficaram com dantianos (quatro de ouro, quatro de prata e três de bronze). Todos os participantes receberam medalhas pelo mérito da participação.

O mestre Jefferson Pelikian demonstrou contentamento pelos números registrados pelos alunos do Colégio. “O desempenho deles foi ótimo. O Dante ganhou esta etapa e está liderando. A segunda etapa ocorrerá no final do ano, e, se eles mantiverem a postura, vencerão na classificação geral de 2012”, explicou. Pelikian também elogiou os pais pela confiança nos filhos. “Os pais saem até aos domingos para levar os filhos nos eventos, e isso mostra um grande empenho por parte deles.”

O coordenador do Departamento de Educação Física do Colégio, prof. Carlos Nicolás, elogiou o evento. “Estamos muito satisfeitos. É ótimo ver que as crianças gostam, cada vez mais, de xadrez”, afirmou. Ele comentou o fato de o departamento que coordena não deixar de lado os “exercícios mentais”, no sentido de que o jogo de xadrez serve de estímulo à reflexão e ao raciocínio lógico. “Engana-se quem acha que Educação Física só deve focar o treino muscular. O xadrez resulta em grandes estímulos ao sistema nervoso, colaborando, inclusive, na prática de esportes coletivos. Fico envaidecido de ter xadrez no Colégio. Primeiro, pelo fato de o mestre Pelikian estar conosco. Segundo, pelo fato de os alunos estarem claramente felizes com esse esporte.”

Um dos coordenadores da LE² presentes na competição, o professor Álvaro Luiz de Campos afirmou que o xadrez não recebe a merecida atenção. “Muitos não entendem a importância desse esporte que, infelizmente, é subvalorizado. Ele devia ter um pouco mais de apoio pelos benefícios que traz aos praticantes”, afirmou. O professor agradeceu ao Colégio por colaborar na realização do evento. “O Colégio Dante Alighieri é um dos principais parceiros a abrir as portas e nos receber”, concluiu. Segundo Álvaro, a segunda etapa da ginástica artística de 2012 também deve ser realizada no Dante.