Dante realiza VI Festival de Xadrez de Chocolate

Publicado em 15 de maio de 2013 às 15:53

O Colégio Dante Alighieri realizou, na noite de 9 de maio, o VI Festival de Xadrez de Chocolate, evento que contou com a participação dos pequenos enxadristas da Escola. Alguns alunos tinham, na plateia, a companhia de seus pais, que assistiram a uma competição lúdica, a despeito da usual seriedade constatada no xadrez.

A modalidade de xadrez ali disputada introduz duas grandes diferenças: a primeira delas é que, a cada vez que o juiz apita, os oponentes invertem suas posições – o responsável pelas peças brancas passa a controlar as pretas, e vice-versa; a segunda é que as peças (e o tabuleiro) são de chocolate. Conforme as peças saem de jogo, os alunos podem comê-las literalmente.

O mestre enxadrista Jefferson Pelikian, responsável pelo curso de xadrez no Dante, explicou que o formato adaptado do esporte também exige grande foco dos jogadores. “A parte do chocolate é lúdica e comer as peças é divertido, mas o evento também demanda grande atenção, pois, se em um momento o jogador está vencendo, após o apito ele passa para o lado que está perdendo”, explicou Jefferson Pelikian.

Para o coordenador de Educação Física do Colégio, professor Carlos Nicolás, o formato lúdico do festival tem o objetivo de aproximar as crianças do esporte. “É um jeito de quebrar a seriedade que encontramos nos campeonatos de xadrez, algo aceitável, dada a importância de se pensar antes de tomar cada ação, e tornar o encontro mais dinâmico”, explicou o professor, que destacou a grande adesão de alunos ao xadrez em 2013 (quase 110 alunos) e a presença dos pais, que se divertiram com a competição. “Estas são evidências de que estamos no caminho certo para a formação de grandes enxadristas.”