Dante realiza missa e sacramenta alunos da Crisma

Publicado em 10 de outubro de 2012 às 19:57

O Colégio Dante Alighieri realizou, no dia 5 de outubro, a missa de encerramento do curso da Crisma realizado em 2012. Dom Tarcísio Scaramussa, bispo-auxiliar de São Paulo e vigário episcopal da Região Sé, foi o responsável pela cerimônia, conduzida com o auxílio do padre Paulo Roberto Guimarães e das catequistas que trabalharam com os crismandos no decorrer de 2012.

Dom Tarcísio ressaltou a importância do encontro, explicando que a missa da Crisma é “a unção de adultos responsáveis que querem renovar votos em Cristo e se preocupam com o ambiente em que vivem”. “Hoje é dia de receber um grande dom. Vivam e aproveitem este momento com muita atenção. Vocês foram muito bem preparados pelas catequistas, pela escola em que estão e por suas famílias”, afirmou.

Perto do fim da cerimônia, Dom Tarcísio conversou com cada um dos participantes, que confirmaram o desejo de serem crismados. No princípio do evento, explicou o significado de parte do encontro. “Falarei a cada um deles ‘a Paz esteja convosco’, e eles responderão ‘e contigo também’. Sendo assim, o bispo é a primeira pessoa que recebe a mensagem do crismando, que também vira missionário e passa a transmitir a paz.”

O presidente do Colégio, dr. José de Oliveira Messina, discursou no que denominou como “noite de renúncias e confirmações”. “Esta é uma instituição que se preocupa com o caminho que os alunos seguirão, oferecendo diretrizes religiosas e éticas”, afirmou, lembrando que realizou a primeira comunhão em 1936. Messina também fez uma homenagem à sua esposa, que não pôde comparecer no evento.

A coordenadora da Crisma no Colégio, Valéria Torrezan, elogiou o encontro, a presença de dom Tarcísio e a participação dos alunos. “Ele tem um grande carisma e faz todo mundo entrar no clima, preparando o coração de todos para o que eles vão receber. Dom Tarcísio sempre faz um esforço muito grande para estar conosco, e os crismandos, em contrapartida, ficaram tranquilos e receberam a graça de maneira profunda”, afirmou.

Valéria ressaltou a importância de o Colégio abrir as portas para oferecer formação religiosa aos alunos e seus pais, facilitando o contato entre Igreja e comunidade. “Se o Colégio não nos recebesse, grande parte desses alunos poderia estar afastada da igreja. Somos muito gratas pela oportunidade, pois fazemos isso por acreditar na mensagem e na vida de Jesus. Quanto aos pais, quantos deles puderam voltar para a igreja graças ao Colégio?”, explicou. “Acompanhá-los no decorrer do ano nos traz grande felicidade, pois sabemos que eles farão grande diferença no mundo.”

A coordenadora da Catequese no Colégio, Lygya Masini, ressaltou o valor da Crisma na formação dos alunos e das famílias. “Nos dias de hoje, as pessoas dão mais valor ao material do que ao espiritual, e a Escola sai na frente oferecendo esse caminho alternativo aos alunos. Oferecer esse tipo de formação reforça o entrosamento entre Família e Escola”, afirmou.

Preparação

Antes da celebração final do curso, os alunos participaram de uma missa no dia 3. O padre Edgar Delbem foi o responsável pela cerimônia realizada entre os crismandos. Na ocasião, padre Edgar sugeriu aos presentes a realização de um exame de consciência. “Este é um momento crucial para que vocês parem e pensem nos erros que vocês têm cometido, e como eles têm prejudicado a vocês e aos outros. Reflitam, também, no que vocês têm deixado de fazer por quem precisa, e em como tem sido a sua amizade com Deus”, afirmou.