Dante realiza 18ª Feira de Ciências e Tecnologia

Publicado em 15 de novembro de 2012 às 17:05
Categorias: ,

O sábado, 10 de novembro, do Colégio Dante Alighieri foi todo voltado para a área de ciências. A Escola realizou o IV Simpósio de Pré-Iniciação Científica “Cientista Aprendiz” e a 18ª Feira de Ciências e Tecnologia: “Valorização da vida: sustentabilidade na ação humana”. Na ocasião, foi lançada também a segunda edição da revistaInCiência, publicação semestral de estímulo à pré-iniciação científica e tecnológica.

Na parte da manhã, os alunos do programa de pré-iniciação científica “Cientista Aprendiz” apresentaram, nas salas do Edifício Ruy Barbosa, seus trabalhos para especialistas da área. A esses profissionais cabia o papel de avaliadores, com a tarefa de fazer perguntas aos pesquisadores, analisar o resultado e dar sugestões para a melhoria dos projetos. “[Nesse formato de avaliação] você fica mais próximo do avaliador. É melhor para aproveitar as sugestões deles”, disse a estudante Laura Tonidandel, da 2ª série do Ensino Médio, que apresentou o trabalho “Modificação da capacidade das células mesenquimais humanas: a relação da positividade da beta-catenina com a proliferação e especialização celular”.

Em 2012, o Simpósio, realizado anualmente, integrou a programação da Feira de Ciências (que é bienal). Assim, os alunos do programa de pré-iniciação científica, além de apresentarem seus trabalhos (37, ao todo) nas salas, também tiveram os pôsteres de seus projetos avaliados pelos especialistas nos stands da Feira. “Os especialistas avaliam e dão sugestões de melhorias para os trabalhos. É algo muito parecido com a etapa de qualificação de mestrado. E os arguidores acabam a avaliação na feira. Acho que essa interação entre avaliadores e alunos é muito importante e contribui muito para a qualidade dos projetos”, explicou a professora Sandra Tonidandel, coordenadora do Departamento de Ciências da Natureza e do Cientista Aprendiz.

Feira de Ciências 

Neste ano, pela primeira vez os alunos do 4º e do 5º ano complementar apresentaram trabalhos na Feira de Ciências. Seus projetos foram expostos no Pátio Michelangelo, juntamente com as pesquisas do 6º ano. Aliás, entre os estudantes desta série, havia os participantes do programa “Pequeno Cientista” (que visa desenvolver o espírito de investigação científica das crianças) exibindo o trabalho que desenvolveram ao longo do ano sobre o conforto ambiental no Parque Trianon e nas salas de aula do edifício Ruy Barbosa.

Na Colmeia, alunos da Oficina Química na Arte (composto por estudantes da 2ª série do Ensino Médio) ofereceram uma oficina de gravura, em que o visitante fazia um desenho para ser gravado em uma plaquinha. Ao lado, em uma parceria dos departamentos de Biologia e Tecnologia Educacional, docentes e alunos apresentavam um vídeo em que explicavam os processos biológicos da mitose e da meiose por meio da técnica de vídeo stop motion. Havia ainda uma barraca para coleta de alimentos – parte de uma campanha beneficente realizada por jovens integrantes da Igreja Católica.

Os estudos do 7º ano foram apresentados na sala 1 de Esportes, enquanto, no ginásio de esportes, o 8º e o 9º ano expuseram seus trabalhos. “Geralmente, os alunos apenas respondem perguntas. No projeto da Feira de Ciências, eles fazem uma pergunta e tentam resolver um problema para melhorar a qualidade de vida. Isso é importante porque eles formulam uma hipótese, fazem todas as etapas do processo de pesquisa e são avaliados durante o ano todo antes de se apresentarem. Trabalham criatividade e inovação. E fiquei surpresa com as formas que eles encontraram para trabalhar o tema da sustentabilidade”, disse a professora Sandra Tonidandel.

Também no ginástio de esportes, os estudantes do Cientista Aprendiz (matriculados no 9º ano e no Ensino Médio) deram explicações sobre suas pesquisas para os avaliadores (que aferiram uma nota para os pôsteres) e para o público em geral.

No local, ainda havia a sala dos avaliadores (muito bem estruturada, com tablets à disposição dos especialistas), um stand com o novo projeto de ciências do Colégio, “Cientistronauta”, e uma das grandes novidades da Feira de 2012: a presença de alunos de escolas públicas convidados para expor suas pesquisas.

A professora Valéria de Souza, coordenadora do projeto (da Secretaria da Educação de São Paulo) de período integral nas escolas estaduais, esteve presente no evento e destacou a importância da iniciativa do Dante de dar espaço a alunos da rede pública. “Escola pública e particular podem oferecer muito uma à outra. Hoje estamos aqui para aprender. Afinal, o Dante já realiza feiras de ciências há um bom tempo. É uma inspiração para nós. Escolas públicas e particulares têm a mesma responsabilidade, que é formar jovens, não tem diferença. E essa iniciativa do Dante de abrigar os trabalhos da escola pública mostra que todos têm capacidade de aprender, basta que tenham espaço”, disse.

A professora Sandra Tonidandel também comemorou a parceria com as escolas públicas. “Seis escolas, entre elas cinco de Ensino Médio de período integral, apresentaram projetos interessantes. Acho que todos ganham com essa parceria, pois é mais uma forma da ciência ser compartilhada e unir a todos”, afirmou. Michel de Souza Ferreira, da Escola Estadual Romeu de Moraes, localizada no bairro da Lapa, em São Paulo, ficou satisfeito em participar do evento com sua pesquisa “Avaliação de moléculas de adesão em células dendríticas geradas in vitro a partir de monócitos de pacientes com câncer de mama”. “Acho legal ter a oportunidade de apresentar meu projeto”, disse, com um toque de orgulho.

InCiência

A segunda edição da revista InCiência, publicação que reúne pesquisas de jovens da Educação Básica do Brasil, foi lançada durante a Feira de Ciências. Em um stand, a revista era distribuída ao público presente. “Essa edição mostra a ampliação da revista e marca a presença do Dante no cenário brasileiro da ciência”, disse a professora Sandra Tonidandel.

Um dos principais destaques desta edição daInCiência é a entrevista com o secretário da Educação de São Paulo, prof. Dr. Herman Voorwald. Na Feira de Ciências, a profa. Valéria de Souza representou o secretário e elogiou a revista. “Achei muito bom ter o secretário Herman na capa da revista, pois ele é um homem de ciência, que representa a ciência. E a pré-iniciação científica é uma experiência fundamental”, avaliou a assessora de Gabinete da Secretaria da Educação do estado de São Paulo.

Premiação

A 18ª Feira de Ciências do Colégio Dante Alighieri foi encerrada no início da tarde de sábado com a cerimônia de premiação – incluindo os estudantes do Colégio que conquistaram medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia (Amanda Schwartzmann (9º C, ouro), Cecília Benevides Crespi (9º ano C, prata), Luís Chain Faraj Filho (9º ano F, ouro), Victor Ramos de Oliveira  (9º ano E, ouro), Rafaela Valentini Esequiel (2 º série C, prata) e Eduardo Rubini (3º série B, prata)).

Houve uma votação popular (o público podia votar nos melhores trabalhos da Feira em computadores colocados no edifício Michelângelo) para escolha dos projetos de destaque do 8º e do 9º ano. Também foram anunciadas as pesquisas vencedoras das categorias do IV Simpósio de Pré-Iniciação Científica “Cientista Aprendiz” (veja abaixo o nome dos premiados).

Além disso, dois projetos das escolas públicas convidadas receberam prêmios especiais: “Produção de saquê de pinhão” (de João Guilherme do Prado Custódio, Jakeline Yukari Ito e Maria Gabriela Marcos, da Escola E.M.I. Vila Albertina, de Campos do Jordão) e “Avaliação de moléculas de adesão em células dendríticas geradas in vitro a partir de monócitos de pacientes com câncer de mama”, de Michel de Souza Ferreira, da Escola Estadual Romeu de Moraes, localizada no bairro da Lapa, em São Paulo.

A professora Sandra Tonidandel mostrou-se satisfeita com o resultado do evento, principalmente pela qualidade dos trabalhos apresentados e pela participação de pais, familiares e do público em geral.

Tio da aluna Nicole Esposito, do 8º ano, Sérgio Ricardo Martins Borges mostrou que o público também aprovou o evento. “Há vários temas bacanas, atualizados. E acho muito bom a escola desenvolver a curiosidade dos alunos”, afirmou.

 

Confira os projetos e alunos premiados na 18ª Feira de Ciências e Tecnologia: “Valorização da vida: sustentabilidade na ação humana” e no IV Simpósio de Pré-Iniciação Científica “Cientista Aprendiz”:

.Voto júri popular da Feira de Ciências e Tecnologia

8º Ano: “A Música nos esportes” – Bruno Riso, João Vitor Costa, Danilo Amato, João Pedro Marques, Matheus Junqueira e Vinicius Renzo

9º ano: “Escurecimento das frutas: como prevenir?” – Filipe Foschini Borba, Helena Boldrini Niero, Isabella Addario Vidal, Ligia Rente Giancoli, Luiza Amatti Ferrari, Maria Rita Cunha, Nathália Afonso Pereira

 

IV Simpósio de Pré-Iniciação Científica “Cientista Aprendiz”

.Biologia:

1º lugar: Ângela Perrone Barbosa – “Estresse canino – em busca de uma solução”
Orientadora: Luciana

2º lugar: Giulia Maria Ramella – “Efeito de peptídeo isolado contra soro de mulheres com carcinoma do colo uterino sobre a proliferação de linhagem tumoral”
Orientadora: Carol

.Saúde:

1º lugar: Larissa Pereira Marques e Richard Roberts – “Detecção rápida de genes de resistência de bactérias Gram positivas: elaboração de kit para detecção dos genes mecA, vanA e vanB a partir de um PCR Multiplex em Tempo Real”
Orientadora: Professora Sandra

2º lugar: Renata Colla Thosi e Walter von Söhsten Xavier Lins – “Emulsão à base do extrato da planta Bauhinia forficata: avaliação da eficácia na cicatrização de lesões cutâneas de animais diabéticos”

Orientadora: Professora Sandra

.Meio Ambiente

1º lugar: Clara Andrade Prado Teixeira – “Fertilizante sustentável: redução de gases de efeito estufa a partir dos fertilizantes nitrogenados”
Orientadora: Professora Sandra

2º lugar: João Vítor Moreira de Arruda Villela Pellegatti – “Geração de energia elétrica pela água salgada por meio de membrana de troca iônica”
Orientador: Eraldo
.Energia e Novas Tecnologias

1º lugar: Vitor Martes Sternlicht – “TEFE: Turbina de energia foto-eólica”
Orientador: Vicente

2º lugar: Clara Costa D’Elia e Luigi Zorzella Franco – “Energia elétrica a partir do som”
Orientador: Peterson
.Engenharia de Materiais e Exatas

1º lugar: Daniella Stefano de Alencar, Eva Sebastiani e Laura Boldrini Niero – “TuboLux: Canalizando a luz natural”
Orientador: Eraldo

2º lugar: Gabriel Soares de Camargo Munaro – “Lacre-Latas : selante de plástico por constrição que evita a contaminação”
Orientadora: Rita
Humanas I

1º lugar: Fernando Freire Lula de Souza e Isabela Ferreira Billi – “Influência da atividade física (yoga) de Transtornos de Déficit de Atenção/Hiperatividade”
Orientadora: Regina

2º lugar: Ana Carolina Paixão de Queiroz e Gabriela Pane Farias – “TPM: Tempo Para Mudanças”
Orientadora: Rita
Humanas II

1º lugar: Bianca Spina Papaleo – “Construindo pontes: quebrando o estigma de educadores em relação aos Transtornos Mentais”
Orientadora: Sandra

2º lugar: Amyr Braverman e Vitor Hugo Alves Aguiar – “Motivando a aprender: reintegração de crianças e adolescentes com distúrbios mentais no ambiente escolar”
Orientadora: Érica

,
Liceo Scientifico, opzione Scienze Applicate - Scuola Paritaria Italiana Cambridge - English Qualifications Mizzou - University of Missouri
error: Conteúdo protegido!!