Dante realiza imersão em Biologia com Ensino Médio

Publicado em 4 de abril de 2014 às 18:38

O Colégio Dante Alighieri começou a realizar, em 2014, uma série de atividades de imersão em Biologia. Os encontros, destinados a alunos da 3ª série do Ensino Médio, têm como objetivo amplificar o preparo dos alunos para as provas de vestibular e do Enem. A primeira atividade, realizada em 17 de março, teve um tema mais técnico na parte de resolução de problemas: “Básica construção da resposta”.

Os professores responsáveis pelo curso, Paula Reis e Renato Correa, abordaram métodos eficientes para lidar com as dificuldades oferecidas nos referidos exames. Entre os problemas identificados, eles destacaram práticas contraditórias, como o excesso de objetividade (ou concisão) e a produção de respostas prolixas, além dos erros de interpretação das questões. “Às vezes, as pessoas se empolgam tanto por ver a menção a um tema conhecido que, sem ler o restante do enunciado, acabam dando uma resposta errada”, afirmou a professora Paula.

A coordenadora do Departamento de Ciências da Natureza e Biologia, professora Sandra Tonidandel, explicou que as atividades focam o aprimoramento da compreensão e das habilidades dos estudantes em Biologia, e não o simples reforço do que foi passado em sala de aula.

“Estamos partindo de uma metodologia que supre carências até mesmo de cursinhos preparatórios, que às vezes não preparam os alunos tão profundamente. Os participantes começaram trabalhando a metodologia das respostas em provas, mas os outros encontros, no decorrer do ano, serão permeados por diversos assuntos específicos da Biologia, nos quais eles aplicarão as práticas citadas no primeiro dia”, explicou a professora Sandra.

Com direito a apostilas explicativas sobre cada assunto, os alunos trabalharão, no decorrer do semestre, em aulas dinâmicas sobre temas como fisiologia (sistemas circulatório, respiratório, digestor e excretor), evolução biológica, fitogeografia, biotecnologia e citologia.