Evento envolve História e responsabilidade social

Publicado em 1 de novembro de 2012 às 15:14

O Colégio Dante Alighieri realizou, em 20 de outubro, o evento “Homenagem à Vida”, uma gincana destinada ao 7º ano do Ensino Fundamental e organizada pelos departamentos de História e Tecnologia Educacional. Composta por cinco provas, a competição contou com a presença do ex-aluno e medalhista olímpico Bruno Prada, responsável pela entrega de medalhas no evento, e demandou grande mobilização dos alunos, já que punha à prova habilidades que excediam o conhecimento adquirido em sala de aula.

Três provas, por exemplo, consistiram na doação de leite em pó, fraldas geriátricas e fraldas infantis, que resultaram na obtenção de pontos que se somariam aos de outras provas. Toda a doação foi entregue a dez instituições carentes. Ao todo, foram doadas 24 mil fraldas infantis, 4 mil fraldas geriátricas e mais de 1 tonelada de leite em pó. Como prêmio pela vitória na gincana, os alunos do 7º C visitarão, em 2013, três dessas entidades: a ONG Acorde, com que o Colégio realiza diversos trabalhos e atende 300 crianças de 6 a 17 anos; a Casa Santa Bakhita, que acolhe emergencialmente dezenas crianças de zero a seis anos de idade em situação de risco; e a Casa do Zezinho, que atende cerca de 1,2 mil crianças e jovens de 6 a 29 anos.

As duas outras provas da gincana tiveram, mais notadamente, relação com a História. Uma delas, inclusive, foi nomeada “Doze tarefas”, fazendo alusão à mitologia grega, em referência aos doze trabalhos que Hércules, filho de Zeus, precisou executar para se redimir pelo assassinato de sua mulher e seus filhos e obter a imortalidade.

No caso da gincana no Dante, a prova envolveu a cultura grega, a italiana e a brasileira. As tarefas incluíam, por exemplo, trazer uma bíblia escrita em grego, um passaporte italiano – cujo imigrante tenha chegado ao Brasil no ano de fundação do Dante (1911) – e uma edição da extinta revista O Cruzeiro.

Outra tarefa consistiu em trazer ex-alunos do Dante que se tornaram personagens reconhecidos na sociedade – vieram, por exemplo, a pianista Juliana d’Agostini, o deputado federal Ricardo Izar e o cardiologista Claudio de Luca. Um dos desafios mais difíceis foi trazer atletas e para-atletas que tivessem ganhado medalha em qualquer edição das Olimpíadas. Nesse caso, compareceram a jogadora de vôlei Kátia Andrea Monteiro, medalhista de bronze nos Jogos de Sidney, em 2000, e o ex-nadador Manuel dos Santos Júnior, ex-recordista mundial e medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Roma, em 1960.

A quinta prova consistiu em um quiz com atividades variadas, todas envolvendo pistas que levariam os alunos às respostas. Uma delas, por exemplo, era a descrição de personagens históricos com base em fatos marcantes de suas vidas. As outras eram charadas, a apresentação de locuções em áudio para que os alunos descobrissem de quem era a voz, questionamentos sobre atualidades e conteúdos vistos em sala de aula.

O coordenador do Departamento de História, prof. Carlos Diago, destacou a relação das tarefas de cunho social com a finalidade da gincana. “No 7º ano, os alunos têm contato com temas que envolvem intolerância e cidadania, e a ideia é mostrar a eles situações adversas que existem”, explicou o professor. “Eles devem perceber que, sabendo dos problemas, podem tornar o mundo um lugar melhor. Só precisam se perguntar como podem fazê-lo.”

Para 2013, o professor Carlos assinalou o crescimento das tarefas de natureza social, que devem abranger, no mínimo, todas as classes com que o coordenador trabalha. A proposta é que cada classe visite uma entidade diferente. “Queremos que os alunos tenham um contato real com essa situação. A proposta não é entregar os presentes para suprir carências e achar que está tudo bem. Esse é apenas um dos passos da benfeitoria. Os alunos terão contato com diversas áreas carentes e, a partir disso, elaborarão projetos sociais”, acrescentou o professor.